sábado, 8 de setembro de 2012

Univasf debate com a Chesf propostas para desenvolvimento de projetos em P&D






Professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participaram ontem (4) de reunião técnica com representante da Companhia Hidroelétrica do Vale do São Francisco (Chesf), engenheiro Helder Rocha Falcão acompanhado do Chefe de Gabinete Carlos Aguiar. O evento realizado em Petrolina (PE) objetivou debater propostas de pesquisas elaboradas pelos docentes e encaminhadas à Chesf pela universidade, e também à apresentação dos temas de interesse da Companhia para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e para Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D + I), contemplados em editais de chamadas públicas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e outras fontes de fomento que possam vir a ser executados em parceria com a Chesf. 

Participaram da reunião, professores vinculados aos três Grupos de Trabalho (GTs), constituídos em dois eixos: Engenharia e Socioambiental. A Univasf encaminhou 30 projetos, entre os quais, 23 de Engenharia, seis de Meio Ambiente e um da área de Ciências Humanas. De acordo com Helder Falcão, inicialmente, foram avaliadas propostas que poderão ser validadas pela Chesf com base nos critérios da Carteira P&D Aneel para submissão às próximas seleções públicas que deverão ser lançadas até o final de 2012. “O nosso intuito é difundir e disseminar a cooperação, a gente não quer a concentração de instituições de pesquisa, a gente quer expandir e procurar as áreas de expertise que cada instituição tem. Quando recebemos o convite da Univasf, achamos excelente porque também é interesse nosso, uma vez que a nossa proposta é disseminar e ampliar parcerias.”, enfatizou. 

Os temas destacados pela Chesf como áreas de interesse envolvem pesquisas de fontes alternativas para geração de energia ‘limpa’ que ainda não estejam na matriz comercial, e estudos voltados a questões ambientais que também deverão ser contemplados em futuros editais, aos quais as propostas apresentadas pela Univasf poderão ser submetidas, segundo informou Helder Falcão. Nesses segmentos se incluem projetos já identificados como temas de interesse da Chesf e outros estudos que poderão ser demandados para tecnologias específicas que visem a geração de energia com biogás e energia solar. Helder citou o projeto Central Fotovoltaica da Plataforma Solar de Petrolina, aprovado no ano passado, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Centro de Pesquisa em Energia Elétrica (Cepel) e a Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec ).

“O que a gente vê que é muito importante para a região é o laboratório que vem junto com a plataforma, viabilizando a recepção de pesquisadores para que possam trabalhar na plataforma sediada aqui em Petrolina. A gente está colocando, primeiramente, uma estação de 3 MW que é fotovoltaica e mais uma heliotérmica de 1 MW, mas isso é apenas o início de um projeto que a gente entende e espera que seja um centro de referência do Nordeste de estudos fotovoltaicos e que a Univasf estando aqui, também possa colaborar”, ressaltou Helder Falcão. Outros possíveis temas de interesse apresentados durante a reunião, convergem para setores de automação de instalações e monitoramento remoto, projetos ambientais; tratamento de dados e de Inovação incremental. Segundo a Chesf, a capacidade de investimento anual em P&D é de R$ 22 milhões. Outras áreas que podem ser fomentadas, envolvem pesquisas que visam o desenvolvimento de tecnologias para nacionalização de equipamentos para o setor energético.

Para o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, a prospecção de projetos de pesquisa junto à Chesf evidencia a política que a Universidade está desenvolvendo com apoio de outras instituições. “A Univasf assumiu o compromisso de promover desenvolvimento de forma conjunta e buscar apoio de instituições para que juntos possamos vencer os grandes desafios que temos no semiárido. Vamos unir forças para que essa parceria com a Chesf ultrapasse as fronteiras de Paulo Afonso, através do apoio aos nossos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento. É esse entendimento que motivou a elaboração dos projetos que foram apresentados à Chesf e que esperamos lograrmos êxito nas seleções que, sem dúvida, iremos participar. O nosso projeto maior é darmos a nossa contribuição à região, ao setor energético e ao meio ambiente, visando ainda à construção e a consolidação de uma base científica local”, disse.

As propostas encaminhadas pela Univasf à Chesf integram projeto da Reitoria com participação de colegiados acadêmicos, pró-reitorias e demais setores. Atualmente a Univasf e a Chesf são parceiras para implantação do curso de Medicina na cidade de Paulo Afonso (BA), que se aprovado pelo Conselho Universitário (Conuni) vai ofertar mais 40 vagas na graduação. A implantação do campus e as ações junto à Chesf estão sendo conduzidas pelo professor Marcelo de Souza Ribeiro. De acordo com ele, a Univasf já deverá iniciar os trabalhos para a estruturação de uma agenda que atenda o cronograma estabelecido pela Chesf para submissão dos projetos de pesquisa pré-aprovados neste primeiro lote. 


Univasf










Nenhum comentário :

Postar um comentário

In Foco Universitário ® Headline Animator