domingo, 4 de novembro de 2012

Enem tem redação sobre movimento imigratório para o Brasil no século 21



Fugir ao tema é um dos motivos que pode levar os examinadores do Enem a dar nota zero para a redação do candidato


O Ministério da Educação divulgou, neste domingo (4), que o tema da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi “Movimento imigratório para o Brasil no século 21″.

Para a professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora de geografia do cursinho Objetivo, de São Paulo, a escolha do tema foi muito boa. “É um tema bem atual”, diz.

“O Brasil tem recebido muitos sul-americanos, como bolivianos, paraguaios, uruguaios e até argentinos, que chegam ao nosso país em busca de melhores condições de trabalho. Temos também uma grande presença de haitianos que começaram Manaus e hoje estão em São Paulo.”

Segundo a professora, o estudante pode também mostrar a migração de pessoas altamente qualificadas para o Brasil que vêm junto com as grandes empresas. “A crise na Europa e nos Estados Unidos fez muita mão-de-obra brasileira voltar.”

A redação do Enem exige do candidato o domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema, a capacidade de organizar as ideias, a argumentação e a solução do aluno para o tema sugerido. Fugir ao tema é um dos motivos que pode levar os examinadores do Enem a dar nota zero para a redação do candidato.

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O tema da redação do Enem vem acompanhado pelo o que Ministério da Educação chama de “textos motivadores”, que podem ser charges, quadrinhos, trechos de livros, notícias ou outros tipos de texto para fazer o estudante refletir e ajudá-lo na produção da redação. Segundo o manual da redação divulgado pelo Inep, o título é um elemento opcional na produção da sua redação.

Fonte: G1

Nenhum comentário :

Postar um comentário

In Foco Universitário ® Headline Animator