segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Mitose e Meiose - Entenda como ocorrem as divisões celulares

Veja como a célula se prepara para a divisão, na interfase e observe as fases da mitose e da meiose nas imagens desta galeria.
                                                                                                                                             
   


Mitose e Meiose - Entenda como ocorrem as divisões celulares


FASE G1 - A célula cresce e tem metabolismo intenso. No citoplasma, surgem novas organelas. No núcleo, são sintetizados RNA-mensageiro (RNA-m) e, no citoplasma, proteínas. O material genético permanece na forma de cromatina.


FASE S - Ocorre a síntese do DNA. A molécula duplica-se por replicação semiconservativa. Assim, os cromossomos passam a ser constituídos por dois filamentos idênticos (cromátides), unidos pelo centrômero.



 
FASE S - Ocorre a síntese do DNA. A molécula duplica-se por replicação semiconservativa. Assim, os cromossomos passam a ser constituídos por dois filamentos idênticos (cromátides), unidos pelo centrômero.



Na mitose, uma célula gera duas células-filhas com material genético idêntico. É assim que se dividem as células somáticas. PRÓFASE - No citoplasma, o centríolo duplica-se e migra para polos opostos da célula, formando fibras proteicas entre eles, as chamadas fibras do fuso. No núcleo, os cromossomos duplicados na interfase se condensam e se espiralizam. O nucléolo e a carioteca se dissolvem e desaparecem.

 
METÁFASE - Os cromossomos prendem-se pelo centrômero às fibras do fuso e migram para o centro da célula. No final da metáfase, os centrômeros duplicam-se e se afastam. As cromátides irmãs são separadas.




ANÁFASE - As fibras do fuso se encurtam. Assim, os dois conjuntos de cromátides irmãs, chamadas cromossomos filhos, que estão atados aos fusos pelo centrômero, afastam-se e migram para polos opostos da célula.


                                                                                                                         


TELÓFASE - Os dois grupos de cromossomos filhos chegam a polos opostos e descondensam-se. Em torno de cada grupo, forma-se uma nova carioteca, isolando o núcleo. Dentro dos núcleos reaparecem os nucléolos. O citoplasma começa a dividir-se e as organelas redistribuem-se entre as duas metades.





INTERFASE - Terminada a divisão do citoplasma, estão formadas duas células-filhas, com o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. Elas entram em interfase, preparando-se para uma nova divisão. O ciclo recomeça.








Pela meiose, cada célula-filha tem metade dos cromossomos da célula-mãe. É assim que se criam gametas. PRÓFASE I - Os cromossomos homólogos duplicados (presos em X) alinham-se, aos pares, e trocam pedaços, na permutação, ou crossing-over. Isso rearranja os genes. O centríolo duplica-se e forma o fuso. A carioteca se desintegra e os cromossomos se prendem às fibras do fuso, ainda aos pares.








METÁFASE I - Os cromossomos atingem o grau máximo de condensação e migram para a região central da célula.





ANÁFASE I - As fibras do fuso se encurtam e puxam os cromossomos para polos opostos. Os cromossomos homólogos são, assim, separados.



TELÓFASE I - Os cromossomos descondensam-se. Formam-se dois núcleos haploides, mas os cromossomos ainda estão duplicados. A carioteca formasse novamente, e o citoplasma divide-se. Para separar as cromátides, cada uma das células passará pela segunda divisão da meiose, igualzinha a uma mitose.




Com informações do guia do estudante.




Um comentário :

  1. Bom...mais falta didir melhor os processos de anafase I e II tanto da meiose quanto na mitose.

    ResponderExcluir

In Foco Universitário ® Headline Animator