sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Concurso do TJ para tabelião tem seis candidatos por vaga

Desembargador Fernando Mendes

O concurso para tabelião, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, acontece no próximo domingo, 10. Este é o primeiro concurso para o cargo realizado pelo Tribunal de Justiça.

Segundo dados do TJ, 1.756 pessoas se inscreveram para concorrer às 292 vagas de ingresso na carreira e também para o concurso de remoção. O concurso tem concorrência de seis candidatos para uma vaga Estão reservadas aos candidatos com deficiência 5% das vagas. A remuneração é de acordo com os serviços prestados. 

A intenção do TJ/PI é abrir novos cartórios e melhorar a qualidade na prestação dos serviços no Estado. "Os cartórios são o cerne do atendimento dos nossos serviços à população. Mais cartórios e mais pessoas qualificadas para trabalhar serão, sem sombra de dúvida, uma melhoria na nossa prestação jurisdicional", disse o desembargador Fernando Mendes, chefe da comissão que organiza o concurso.

O concurso é um dos mais desejados pelos concurseiros por causa do salário. O tabelião não é um servidor público, o seu salário é o lucro do cartório. Ele paga os custos de funcionamento do cartório, recolhe um por cento do faturamento para o fundo do TJ/PI.
Este concurso será composto de seis etapas. A primeira e segunda serão de prova objetiva de seleção e prova escrita e prática, respectivamente. Já na terceira etapa, os candidatos deverão comprovar os requisitos para outorga das delegações.

A quarta etapa será composta das fases de exames psicotécnico e da entrega do laudo neurológico e do laudo psiquiátrico, entrevista pessoal, além de análise da vida pregressa. 
A quinta e a sexta etapas serão de prova oral e avaliação de títulos, respectivamente. Todas as etapas serão realizadas na cidade de Teresina.

As provas serão realizadas na UNINOVAFAPI, no bairro Ladeira do Uruguai, nos períodos da manhã, iniciando às 8 horas (ingresso) e tarde, às 15 horas (remoção). Cada prova tem duração prevista de cinco horas e será realizada pela Cespe/UnB. 

Fonte: Diario do Povo/PI

Nenhum comentário :

Postar um comentário

In Foco Universitário ® Headline Animator