quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Entenda como a criação dos vagões femininos pode cair no Enem

Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
Entenda com o tema pode ser cobrado na redação do Enem
No dia 4 de julho, em São Paulo, foi aprovada a criação dos chamados “vagões rosa” , isto é, vagões dedicados “exclusivamente para o uso de mulheres“. Segundo o deputado “Jorge Caruso (PMDB)“, idealizador do projeto, essa medida é uma maneira de prevenir o assédio às usuárias do metrô e dos trens da CPTM, sobretudo nos horários de pico.


O projeto de Caruso, no entanto, não é novidade no Brasil: o Rio de Janeiro tem vagões exclusivos para as mulheres desde 2006, enquanto o Distrito Federal os instituiu no ano passado. Apesar de não ser um assunto inédito, a dúvida quanto à aprovação ou não desta medida pelo “governador Geraldo Alckmin“ tem dividido opiniões e chamado a atenção da mídia nacionalmente.

Na verdade, nos últimos anos, o assédio a mulher no transporte público foi um assunto recorrente nos jornais, principalmente em 2014, com a descoberta de páginas na internet que incentivavam as “encoxadas” e o debate referente à propaganda do Metrô, que declarava que os vagões lotados eram bons para “xavecar a mulherada”. Por isso, Andrea Lanzara, professora do Cursinho da Poli, de São Paulo, acredita que este possa ser um tema para a redação do Enem deste ano.

“Eu vejo que essa questão pode ser discutida a partir do seguinte recorte: os vagões femininos seriam formas legítimas de direito ou seriam uma forma de segregação dos gêneros? ”, disse.

Deste modo, é importante que o estudante retome o que foi veiculado nos últimos meses sobre o assédio a mulher, lendo não apenas informativos, mas também algumas análises que mostrem preferencialmente lados distintos desta mesma questão. Fazendo isso, o candidato reunirá artifícios para discutir o tópico e formará uma opinião própria, duas capacidades avaliadas e valorizadas na redação do Enem.


Fonte: Universia Brasil

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