Fonte: Universia Brasil
É fundamental que você tenha uma base bem estruturada para construir a sua dissertação |
Nesta terça-feira (13), completam-se 126 anos desde a abolição da escravatura no Brasil. O tema envolve diversas questões dos Direitos Humanos tornando candidato a aparecer na prova de redação do Enem 2014 na opinião dos professores.
Pensando nisso, a Universia Brasil conversou com o professor de história Elias Feitosa, do Cursinho da Poli, em São Paulo, para entender o que estudante precisa saber sobre a abolição da escravatura para o Enem 2014. “Abole-se a escravidão, mas o preconceito continua. É um tema de relevância nacional”, afirmou. “Talvez a data 13 de maio não seja o tema abordado, mas o racismo em si. Este assunto apareceu bastante nos últimos meses por causa de eventos nas partidas de futebol (o caso do jogador Daniel Alves que foi atingido por uma banana em partida). Teve repercussão com personalidades falando sobre isso.”
No entanto, é preciso tomar cuidado. O Enem espera que os candidatos assumam uma posição de acordo com os direitos humanos e que não viole nenhuma dessas normas. “Não há espaço para que o aluno seja contrário aos direitos humanos. Portanto, é preciso entrar em contato com o documento para não cometer esse deslize”, comentou o professor.
É fundamental que você tenha uma base bem estruturada para construir a sua dissertação. A dica do professor é que você leia textos de jornais, revistas e sites que falem sobre o tema. Também é um diferencial assistir a filmes e ler livros que tratem a questão do racismo e a escravidão, como por exemplo, o vencedor do Oscar, o longa “12 Anos de Escravidão” . Outro filme que pode ajudar a refletir sobre o tema é "Amistad", a história de um navio negreiro interceptado que acaba em uma região não-escravista.
Sobre o Enem 2014
As provas do Enem 2014 acontecem nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 23 de maio, sendo que a taxa de inscrição no valor de R$ 35 deve ser paga até 28 de maio. A nota do exame pode ser utilizada para participar de programas como o Sisu, o ProUni e o Sisutec, além de servir como critério de seleção para a Universidade de Coimbra e a Universidade da Beira Interior, ambas instituições portuguesas.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário :
Postar um comentário