Simplificamos os temas e pontuações para ajudar você a garantir a nota máxima na redação do Enem 2012. Provas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro. Confira a tabela e explicações
A Universia Brasil esmiuçou o guia da redação do Enem 2012 para ajudar você a garantir mais pontos no exame. O guia foi divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) na última segunda-feira (30). Seu conteúdo é explicativo, porém extenso, o que pode complicar o entendimento de todas as exigências e competências avaliadas pelos corretores da redação.
Para ajudar você a alcançar todas essas metas e a entender o que é cobrado do candidato, fizemos uma análise completa resumindo todos os aspectos avaliados na redação do Enem, colocando-os, inclusive, em uma tabela simplificada que ajuda você a entender como será pontuado.
Como garantir mais pontos na redação do Enem 2012
O primeiro passo para garantir mais pontos na redação do Enem 2012 é entender quais são as competências cobradas do aluno, ou seja, os conhecimentos que deve demonstrar no texto. No total são cinco competências, que simplificadas podem ser compreendidas da seguinte maneira:
Competência 1
Domínio da norma padrão da língua escrita
O aluno deve saber as diferenças entre a língua escrita e falada, assim como seus registros formais e informais. Deve ser claro e objetivo, usando palavras variadas e precisas em seu texto de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa.
Competência 2
Compreensão da proposta da redação; aplicação de conceitos das várias áreas do conhecimento; desenvolvimento do tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo
O candidato deve fazer um texto que apresente de forma clara uma tese e argumentos que justifiquem a posição assumida por ele em relação ao tema da proposta da redação.
Competência 3
Defesa de um ponto de vista, sabendo selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos
De acordo com o guia da redação, essa competência se trata da coerência do texto feito pelo aluno. Isso quer dizer que você deve demonstrar as seguintes características: relação lógica entre as partes do texto (unidade de sentido); vocabulário preciso; progressão lógica da apresentação das ideias, revelando o planejamento do texto; adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real.
Competência 4
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Para que sua redação faça sentido você deve saber combinar as ideias e argumentos em torno da tese de maneira lógica e formal.
Competência 5
Proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
No fim de sua redação você deve apresentar uma solução para o problema levantado. Essa solução deve considerar todos os aspectos abordados nos parágrafos anteriores. A proposta deve ser detalhada, refletindo seus conhecimentos de mundo e coerência e respeitando os direitos humanos (cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural).
As competências podem alcançar a pontuação máxima de 200 pontos cada uma. Essa nota depende do sucesso do candidato em cumprir as exigências dos avaliadores.
Para que você entenda o que eles procuram em uma redação nota 1.000 no Enem, fizemos uma tabela simplificada contendo todas as informações que serão cobranças de cada uma das cinco competências.
Sobre as provas do Enem 2012
As provas do Enem 2012 ocorrem nos dias 3 e 4 de novembro. O número de inscritos que farão o exame esse ano foi recorde, com mais de 5,7 milhões candidatos com as inscrições confirmadas.
Além da redação, o exame possui quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha que tratam de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia), ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira - inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e matemática e suas tecnologias.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário :
Postar um comentário