segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Professora aponta 8 temas de atualidades que podem cair na redação do Enem 2014

A nota da redação do Enem 2014 tem um peso enorme na sua média final e, por isso, a preparação para a mesma deve acontecer ao longo do ano. É importante saber que o Enem sempre vai escolher um tema de relevância nacional e esperar uma intervenção por parte do aluno. A professora Andrea Provasi, do Cursinho da Poli, em São Paulo, ajudou a Universia Brasil a listar 8 temas de atualidades que podem ser cobrados. Veja quais são eles:



Redação Enem 2014: Papel da mulher no século XXI

Por se tratar de um tema social, o papel da mulher no século XXI é aposta de professores como tema da redação do Enem e de outros vestibulares há algum tempo. “A mulher está mostrando um protagonismo como atora social, principalmente nas posições políticas, e esse tema ainda não foi cobrado”, comentou a professora. Ainda para a professora, esse tema apresenta uma necessidade de discussão social e “esse tema pode ser articulado com algo como os progressos na sociedade e o problema de que a mulher ainda tem que enfrentar alguns problemas comuns no cotidiano”.


Redação Enem 2014: Os “justiceiros” 

Recentemente, observamos no País casos de pessoas que tomaram a justiça para suas próprias mãos. No dia 3 de maio, a dona de casa Fabiane Maria de Jesus foi linchada até a morte por moradores do Guarujá que acreditaram que ela sequestrava crianças. Episódios como esse que tiveram grande repercussão de mídia fazem dos “justiceiros” um possível tema pra a redação. 


“Acredito que as redes sociais, o papel da mídia e o processo de convocar as pessoas para fazerem justiça com as próprias mãos e afirmarem que o Estado não está presente é uma forma de o Enem tratar o assunto”, disse a professora. “O problema é que essa repercussão faz com que o estudante tenha uma argumentação falha e baseada no senso comum”, completou, destacando que o aluno deve estar bem informado para que o seu texto fuja do pensamento em massa.


Redação Enem 2014: Redes sociais x Direitos Humanos

Outra característica marcante do Enem é o fato de que o exame sempre vai buscar assuntos próximos do cotidiano dos estudantes e não há como negar que as redes sociais estão sempre presentes na vida desses candidatos. A discussão que poderia ser levantada na redação é a questão da privacidade e os limites que englobam as redes sociais com foco nos Direitos Humanos. Segundo a professora, “seria interessante que o jovem estivesse bem informado sobre o Marco Civil da Internet, marco que não foi muito divulgado e que aborda como a neutralidade da rede, o armazenamento de dado e o sigilo só poderiam ser quebrados judicialmente”. Ainda para ela, os estudantes não estão preparados para falar sobre o tema.


Redação Enem 2014: O Futebol

Com os eventos esportivos que acontecem no Brasil em 2014, o futebol torna-se um candidato forte para a redação do Enem. Para a professora Andrea, existem diversas formas de abordar o tema como a sua dimensão cultural e histórica e o futebol como representante de uma sociedade democrática. Outra forma de abordar o tema seria a relação entre o futebol nos dias atuais e o mesmo esporte na ditadura militar. Com os 50 anos do Golpe Militar de 64, a professora acredita que “existe muita possibilidade de que essa relação seja feita. Seria pensar o futebol como método de alienação e o posicionamento das pessoas quanto ao mesmo”.


Redação Enem 2014: Escassez de água

O Enem também apresenta uma forte preocupação com o meio ambiente. Em 2014, o País está sofrendo com problemas relacionados à escassez de água. Em São Paulo, especialistas se preocupam com o nível das reservas do Cantareira e dizem que no cenário mais otimista essa reserva se esgotará em outubro. “O Enem pode esperar que o candidato relacione o meio ambiente com as políticas públicas que pensem no bem estar do cidadão”, comentou a professora. “O Enem vai trabalhar com uma proposta de intervenção, por isso é importante que os jovens estejam informados sobre o que pode ser feito para amenizar o problema e as discussões que envolvem a utilização do volume morto das respostas, assim como os problemas relacionados à economia”, completou.


Redação Enem 2014: Campanhas de Vacinação

Recentemente, foram lançadas Campanhas de Vacinação para meninas de 13 anos contra o HPV. Essas vacinas geraram problemas envolvendo o preconceito que ainda existe sobre as campanhas de prevenção e a sexualidade em si. “Este é um tema interessante por ser de saúde pública e o Enem trabalha bastante as questões sobre a sexualidade. É importante refletir sobre as políticas públicas de prevenção às DSTs e encarar esse tema de uma forma ampla”, afirmou a professora.


Redação Enem 2014: Racismo

O racismo na sociedade brasileira é uma das grandes apostas da professora para a redação do Enem 2014. “Eu acredito que o tema possa cair por vivermos em uma democracia racial que é uma grande falácia, e isso pode aparecer com alguma alusão ao sistema de cotas”, comentou. A professora de redação ainda acredita que o tema pode ser relacionado ao futebol e à formação de identidade devido aos acontecimentos recentes com o jogador Daniel Alves, que foi atingido por uma banana em uma partida.


Redação Enem 2014: O Brasil diante dos estrangeiros

O Brasil vai receber um grande número de estrangeiros neste ano devido aos eventos esportivos. Diante disso, a professora também aposta em um tema relacionado à imagem dos brasileiros para esses viajantes. “Como brasileiro quis se mostrar e como ele se mostrou? Qual é a cara do Brasil? O Enem pode cobrar essa relação e o encontro de culturas que acontece em 2014”, concluiu a professora Andrea.


Sobre a redação

O Enem exige que o estudante escreva um texto dissertativo-argumentativo. A dissertação é um formato de texto que permite que o aluno explore o tema proposto em dois ou três parágrafos argumentativos.


Sobre o Enem 2014

As provas do Enem 2014 acontecem nos dias 8 e 9 de novembro. Com a nota do exame é possível participar de programas como o Sisu, que oferece vagas em faculdades públicas; o ProUni, para quem deseja conseguir uma bolsa de estudo em instituições privadas do ensino superior; e o Sisutec, que oferece vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso, a nota do Enem vale como certificação de conclusão do Ensino Médio.


Duas novidades foram apresentadas este ano. A Universidade de Coimbra e a Universidade da Beira Interior, ambas instituições portuguesas, vão usar a nota do Enem como processo seletivo. Serão utilizadas as notas das edições de 2011 (apenas Coimbra), 2012 e 2013 como critério para matricular candidatos brasileiros nos seus cursos de graduação.


Fonte: Universia Brasil

Autor: Beatriz Garcea

Cartão que indica onde candidato fará provas do Enem sai nesta segunda

Os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estarão disponíveis a partir desta segunda-feira (27), segundo o Ministério da Educação. Para acessá-lo, é preciso informar o CPF e a senha de login no site de inscrições do Enem. O acesso é individual.


O Enem 2014 acontece nos dias 8 e 9 de novembro. Segundo o MEC, o envio dos cartões pelos Correios também terá início nesta segunda-feira. A versão enviada pelo correio é a mesma que pode ser acessada pela internet.

O cartão confirma o endereço e o local de provas de cada candidato, mas não é obrigatório apresentá-lo no dia do exame para poder fazer as provas. Ele também informa se o candidato fará a prova de linguagens com questões em espanhol ou inglês (de acordo com a escolha no ato da inscrição), se ele se inscreveu para o Enem para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio e/ou se terá acesso a atendimento especial (no caso de deficientes) ou específico, no caso de gestantes, lactantes, idosos e sabatistas, por exemplo.

Alerta

Nas últimas duas edições do Enem, o cartão de confirmação foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pouco mais de 20 dias antes das provas. Neste ano, porém, a distribuição via Correios e pela internet será feita com antecedência de menos de duas semanas. A expectativa do cartão por parte dos candidatos fez com que o Inep divulgasse, na semana passada, um alerta no site oficial do exame.

O aviso do Inep era quanto à falsidade de um e-mail endereço a candidatos do Enem sobre possíveis erros em sua inscrição.

Em 2013, as provas aconteceram nos dias 26 e 27 de outubro e os cartões começaram a ser enviados a partir do dia 1º de outubro. Já em 2012, a prova aconteceu em 3 e 4 de novembro, e o envio do cartão começou no dia 10 de outubro.

Neste ano, o Enem tem mais de 8,7 milhões de candidatos com a inscrição regularizada e que, segundo o Ministério da Educação, poderão participar das provas nos dias 8 e 9. O número é 21% mais alto do que na edição de 2013 do exame.

Realização das provas

Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8 de novembro, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, das 13h às 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9 de novembro, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nessa data, o tempo do exame será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).

Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual) em 1.699 municípios do país. Este ano, 785 mil funcionários vão ajudar na realização do Enem, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de exame.

Cartão de confirmação do Enem mostra o local de provas dos candidatos (Foto: Reprodução/Inep)
Cartão de confirmação do Enem 2013 mostra o local de provas dos candidatos (Foto: Reprodução/Inep)

Com informações do G1. 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

SUPER-REVISÃO ENEM 2014


É uma ótima oportunidade para aqueles que desejam ter acesso a informações relevantes cobradas em prova. 

O LR Concursos tem feito um excelente trabalho de preparação para concursos na região.

Os participantes terão acesso a explicações, macetes e resolução de questões potenciais de prova.

A melhor equipe de professores.

E as melhores dicas para sua APROVAÇÃO!

Dias: 31/10 e 01/11

Investimento: R$ 60,00 (até dia 27/10/2014)


Garanta logo sua vaga!


Informações: (89) 8111-9388 ou (89) 9437-4800

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Concurso em Caracol oferece 204 vagas com salários de até R$ 7.835


O concurso público para o preenchimento de 204 vagas da Prefeitura de Caracol foi reaberto. O certame tinha sido suspenso pela administração municipal para adequação e correção do edital. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 13 de novembro de 2014 pelo site da organizadora do concurso. CONFIRA O EDITAL.

As vagas são para quem tem formação em níveis fundamental, médio/ técnico e superior em diversas áreas como: assistente social, enfermeiro, médico, procurador, psicólogo, técnico em radiologia, agente comunitário de saúde, mecânico, eletricista e outros. As taxas de inscrição custam R$ 35,00, R$ 45,00 e R$ 70,00 e os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 7.835,00. As jornadas de trabalho são de 20h, 24h, 30h e 40h semanais, dependendo do cargo escolhido.

As provas objetivas, eliminatórias e classificatórias, estão previstas para serem realizadas no dia 7 de dezembro de 2014 e a entrega dos títulos passa para os dias 8 e 9 de janeiro de 2015. Com 107 vagas imediatas e 97 cadastros de reserva, esse certame disponibiliza nove oportunidades para pessoas com necessidades especiais, já inclusas no total geral

Fonte: G1

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O médico sanraimundense especialista em Dependência Química Dr. Hamilton Baldoino participa do XXXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria



Com a presença de grandes nomes da classe médica brasileira e internacional, está acontecendo em Brasília (DF), o XXXII Congresso Brasileiro de Psiquiatria com o tema: A Psiquiatria e os avanços da Neurociência. Organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria, esse é o maior evento da área no Brasil e na América Latina. 

O Congresso promove várias atividades científicas, entre elas, conferências, cursos, mesas redondas e simpósios. 

Entre os participantes, e de maneira bastante ativa, está o médico sanraimundense especialista em Dependência Química Dr. Hamilton Baldoino que acompanha as principais discussões e avanços no seu campo de atuação. 

Dentre eles: 

Dependência de Tecnologia: quando a diversão se torna um problema;

Emergências Psiquiátricas: propostas e diretrizes; 

Como eu trato múltiplas dependências químicas; 

Participa também do Simpósio do Presidente Antônio Geraldo da Silva mediado pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP e pelo Conselho Federal de Medicina – CFM, onde o tema principal será a Legalização da Maconha. 

Ainda no congresso, a Sociedade Espanhola de Patologia Dual a qual Dr. Hamilton Baldoino é associado ministra um curso, onde serão discutidos temas de alto nível em quem não se pode dissociar uma dependência química de um transtorno mental prévio e vice-versa. 

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Abertas as inscrições para o vestibular da FAESF


estudantefaesf


A Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF) já confirmou o vestibular 2015.1. As provas estarão ocorrendo no domingo, 16 de novembro, isso segundo a Maria Luiza, diretora acadêmica.


As inscrições  estão aberta e existem  dois tipos de processos, sendo que o primeiro o interessado pode fazer pelo site da Faculdade, já o outro, o estudante pode se dirigir a FAESF para sua inscrição no balcão de  atendimento da entidade.


A diretora acadêmica Maria Luiza confirmou que estão colocados a disposição das pessoas interessadas  vagas nos  cursos de Direito, Administração, Contábeis e  Serviço Social na área de Humanas e na área da saúde, estão disponíveis:  Farmácia,. Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem.

Todos os alunos que estão concluindo o terceiro ano ou que já concluíram estão habilitados para se matricular, enfatiza. 


A inscrições para o vestibular custa R$ 50,00 e as provas serão aplicadas no horário das 14:00h às 18:00h no dia 16 de novembro. 



Outras informações podem ser adquiridas pelo fone: 3521 2956.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Confira 11 mitos sobre ENEM e não cometa enganos no dia da prova


Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
Lápis, borracha e apontador são PROIBIDOS no Enem

Apesar da grande quantidade de dados divulgados sobre o Enem, ainda circulam muitos mitos sobre o exame. A pior consequência disso é que os estudantes acabam se prejudicando por acreditar em informações enganosas que podem, inclusive, levar à invalidação da prova. Para evitar que todo o seu esforço seja desperdiçado, a Universia Brasil esclareceu algumas das maiores armadilhas nas quais os estudantes acreditam. Confira:


1. Comer chocolate antes e durante a prova melhora o desempenho

O chocolate fornece energia imediata para quem o consome, porém, essa “força extra” tem curta duração. Outro efeito colateral é que o alimento, por conter alto teor de açúcar, pode se tornar um pouco indigesto, deixando o candidato desconfortável ao longo do exame. É importante lembrar que os chocolates não substituem o valor de uma refeição mais nutritiva, que deve ser feita antes do exame.


2. Bebidas alcóolicas ajudam a controlar a ansiedade

De todos os mitos, esse é o mais perigoso. Ingerir álcool antes da prova vai provocar sintomas como euforia e, posteriormente, sono. De qualquer maneira, o álcool atrapalha o raciocínio e impede a concentração, prejudicando seriamente o desempenho do estudante.


3. Existe tolerância para chegar ao local de prova 

Os administradores dos locais de prova são instruídos a cumprir rigorosamente as instruções do MEC e fechar os portões às 13h, sem qualquer atraso. Por mais legítimo que seja o motivo de o aluno não ter chegado pontualmente, não será aberta qualquer exceção.


4. Administrar o tempo é a coisa mais importante para ir bem

Não necessariamente. O ENEM é uma prova longa e cansativa e o candidato pode se atrapalhar com o tempo e deixar de fazer questões importantes, logo, gerenciar o horário é vital. Contudo, não adianta saber se programar sem ter domínio do conteúdo. O sucesso no ENEM é garantido com a união do conhecimento, da administração do tempo e do controle da ansiedade.


5. Chutar é pior que não responder 

O ideal é pelo menos tentar resolver a questão, mas se o aluno estiver desesperado, chutar pode ser a melhor opção, afinal, sempre há chances de acertar. Porém, até mesmo para arriscar uma alternativa é preciso bom senso. Eliminar as que estão claramente incorretas e tentar decidir entre apenas duas aumenta para 50% a chance de acerto.


6. O uso de lápis na prova é permitido

Ao contrário! Lápis, borracha e apontador são PROIBIDOS. O estudante deve fazer toda a prova com caneta preta de material transparente, segundo as regras do Edital do ENEM. Para os alunos que se sentirem inseguros na hora da redação, é melhor fazer um rascunho antes de passá-la a limpo.


7. Esquecer o título invalida a redação

O título é, na verdade, um elemento opcional da sua redação. Naturalmente, é melhor colocá-lo para deixar o texto completo, mas a falta dele não desconta pontos na hora da correção.


8. Não é permitido sair da sala antes de terminar a prova

Os candidatos têm todo o direito de sair da sala para ir ao banheiro, mas não devem abusar. Os fiscais de prova costumam organizar a saída de maneira a deixar apenas um estudante fora da sala por vez, o que pode gerar uma espécie de fila. É melhor não esperar até o último momento para ir banheiro.


9. Devo preencher o gabarito com um X

O gabarito nada mais é que um cartão ótico. Sendo assim, o padrão de preenchimento é determinado pelas condições das máquinas de leitura. Para que suas respostas sejam corretamente computadas, é preciso preencher todo o espaço da questão com caneta esferográfica preta, a única cor reconhecida pelo leitor ótico.


10. Posso sair do local de prova quando quiser

Existe um tempo mínimo de permanência na sala de prova, que é de duas horas após o início do exame. Essa medida é determinada pelo MEC para evitar fraudes e vazamentos da prova. Raramente os estudantes deixam o local antes disso, já que o teste é extenso e é preciso aproveitar cada segundo disponível.


11. Quem não fez a prova do sábado não pode fazer a do domingo

A ausência no primeiro dia não impede que o candidato preste o exame no segundo. O que acontece é que ele não será avaliado no primeiro dia, prejudicando muito o resultado final.


Fonte: Universia Brasil

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Concurso Prefeitura de Caracol-PI 2014



Prefeitura de Caracol, no Piauí, promove concurso para 238 vagas em vários cargos e salários de até R$ 7.835,00. Inscrições vão até o dia 02 de novembro de 2014.

Têm inicio amanhã, dia 03 de outubro, as inscrições para o concurso público da Prefeitura de Caracol, estado do Piauí. São 238 vagas abertas, sendo 157 para preenchimento imediato e 81 para formação de cadastro reserva em várias funções de todos os níveis de escolaridade.

Os salários variam entre R$ 724,00 e R$ 7.835,00 por jornada de trabalho de 20h, 24h, 30h ou 40h semanais. Veja as vagas ofertadas:

Cargos

Nível fundamental completo - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Almoxarife, Auxiliar de Serviços Grais, Eletricista, Mecânico de Máquinas Pesadas, Monitor de Condução Escolar, Motorista "B", Motorista "D", Operador de Máquinas Pesadas e Vigia.
Nível médico - Atendente/ Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Digitador, Entrevistador, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos e Monitor do PETI.

Nível técnico - Auxiliar de Consultório Odontológico, Técnico em Eletrônica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Prótese Dentária e Técnico em Radiologia.

Nível superior - Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico PSF, Nutricionista, Odontólogo, Professor, Psicólogo, Psicopedagogo, Tecnólogo em Radiologia e Procurador. O edital para mais detalhes de cada função pode ser consultado em anexo.

Inscrição

A inscrição no concurso será efetuada apenas via internet, através do site www.ivin.com.br no período de 3 de outubro a 2 de novembro de 2014. A taxa de inscrição será de R$ 35,00, para os cargos de nível fundamental, R$ 45,00 para nível médio e de R$ 70,00 para nível superior.

O concurso público terá provas objetivas, aplicadas a todos os cargos, mais prova de títulos para os cargos de nível superior. As provas serão realizadas no dia 23 de novembro, em locais que serão divulgados a partir do dia 17 de novembro de 2014.

Os gabaritos provisórios serão informados no dia 23 de novembro e os gabaritos definitivos saem dia 01 de dezembro.

O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por até dois anos, através de ato do chefe do poder executivo municipal.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

IBGE confirma concurso para 2º e 3º graus

IBGE

Romualdo Pereira de Rezende, o chefe da unidade estadual do Rio de Janeiro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmou na última quarta, dia 1º de outubro, que o pedido de concurso encaminhado ao Ministério do Planejamento foi mesmo para 1.564 vagas, sendo 1.044 para técnico (nível médio) e 520 para analista e tecnologista (superior). Ele também mostrou-se otimista quanto ao sinal verde para a abertura da seleção. “Contudo, estamos bastante otimistas que o Planejamento dará autorização para sua realização. O quadro de servidores está envelhecido, tem um alto percentual de pessoas com idade para se aposentar”, disse Romualdo Rezende. Segundo ele, o concurso será de âmbito nacional, mas acredita que o Rio de Janeiro receberá uma grande parcela das vagas. “Na próxima seleção, esperamos um grande número de vagas para lotação no estado, tanto para o cargo de técnico quanto para analista e tecnologista.”

As remunerações iniciais são de R$3.323,91 para técnico e de R$7.039,83 para analista e tecnologista (podendo aumentar para R$7.414,04, R$7.788,25 ou R$8.691,63, caso o profissional tenha aperfeiçoamento, título de mestrado ou de doutorado, respectivamente). Todos os valores já incluem o auxílio-alimentação de R$373. Os selecionados serão contratados pelo regime estatutário, que garante estabilidade no emprego. Após receber a autorização do concurso, por parte do Planejamento, o IBGE iniciará o processo de escolha da organizadora e da elaboração da minuta do edital. No entanto, a rotina de estudos deve ser iniciada o quanto antes, segundo o professor da disciplina de Raciocínio Lógico do curso Ordem Mais, Fabrício Biazotto. Com o intuito de auxiliar no preparo dos que almejam o cargo de técnico – disputado por 132.278 candidatos no concurso anterior -, o especialista deu dicas de preparação para os futuros participantes.

“A preparação na área de Matemática, que inclui Raciocínio Lógico, é um processo contínuo que requer muita perseverança, pois quanto maior for o número de exercícios resolvidos, maior será a chance de encontrar questões semelhantes no futuro. Quanto mais cedo o candidato iniciar a preparação, melhor será o processo de aprendizagem e assimilação do conteúdo”, disse o professor, que avaliou positivamente a prova anterior, por ter abordado todo o conteúdo programático de forma contextualizada e prática. Fabrício Biazotto acredita que, caso o IBGE mantenha a Cesgranrio como organizadora do próximo concurso, não haverá mudanças no programa da disciplina. “O programa possui as áreas básicas da Matemática, como Álgebra, Aritmética, Geometria e Raciocínio Lógico, além das ferramentas essenciais para o exercício das funções no IBGE, mas senti falta de questões de porcentagem e o uso de tabela-verdade, mesclando conectivos”, completou.

Além das questões do exame de técnico em informações geográficas e estatísticas de 2013, o professor recomenda como fonte de estudo as provas dos concursos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Tribunal Regional Federal (TRF) e de agente da Polícia Federal. “Os candidatos devem dar atenção especial a esta disciplina, pois é a mais importante. Leia com muita atenção as perguntas. A chave para a resolução sempre está escondida na própria questão e somente com uma boa interpretação ela pode ser decifrada”, assegurou Fabrício.



Blog do Eu Vou Passar 

In Foco Universitário ® Headline Animator