quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Fotógrafo do Piauí faz imagens inédita da onça-preta‏

Documentação faz parte de um livro que vem sendo feito pelo repórter para o Instituto Onça-Pintada.

O fotojornalista pernambucano André Pessoa, que há vinte anos vive no Piauí fazendo a documentação da natureza local, esteve no interior de Goiás para fotografar um dos bichos mais simbólicos da fauna brasileira, a onça-preta, também conhecida como panthera (Panthera onca).

A onça-preta é da mesma espécie da onça-pintada e é o maior felino do continente americano. Seu peso varia entre 35 e 130 kg e geralmente, os machos são mais pesados que as fêmeas. Possui o corpo robusto, compacto e musculoso. O seu comprimento total pode variar de 1,7 a 2,4 metros, e sua cauda é responsável por 52 a 66 cm do seu tamanho corporal (Seymour, 1989). As onças-pintadas que habitam áreas de florestas tendem a ser menores do que as que habitam áreas abertas como o Pantanal, no Brasil ou os Llanos, na Venezuela.

O trabalho de registro dos animais, considerados símbolos da fauna brasileira, vem sendo feito para o Instituto Onça-Pintada (IOP), que tem sede em Goiás e desenvolve ações de reabilitação de filhotes orfãos, geralmente vitimas de caçadores e traficantes. O trabalho do instituto também vai ser destaque no Fantástico nas próximas semanas com matéria do repórter Francisco José.

Atualmente o IOP desenvolve pesquisas nos diferentes biomas brasileiros. Na caatinga o centro das pesquisas é o Parque Nacional da Serra da Capivara onde foi descoberta a maior população da onça-pintada no interior nordestino.

Veja algumas imagens dos animais:











ANDRÉ PESSOA


quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Professores da rede pública do Piauí não leem livros, aponta Inep

A maioria dos professores da educação básica do Piauí não tem o hábito de ler livros. A leitura é desprezada pelos educadores nas centenas de escolas municipais e estaduais espalhadas pelo Estado. A informação é baseada nas respostas dadas aos questionários socioeconômicos da Prova Brasil 2011, aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em várias cidades o percentual de professores que não costumam ler livros ultrapassa os 80%. Em São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina, 81% dos professores respondeu a opção “nunca ou quase nunca” quando perguntados se liam livros nos tempos livres. Outros 19% afirmaram ler apenas eventualmente.

No município de Jaicós, a 352 km da capital, o percentual dos que responderam ‘nunca ou quase nunca’ foi de 93%, enquanto em Lagoa do Barro do Piauí a marca atingiu 100% dos professores entrevistados. Até mesmo na capital Teresina o dado surpreende. Dos 727 entrevistados, 547 disseram ler livros ‘nunca ou quase nunca’, o que corresponde a 75% do total.

A falta de leitura nem sempre é por falta de livros. Em boa parte das cidades existe biblioteca e mesmo assim o número de professores não leitores é elevado. Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina, no sudeste piauiense, possui uma biblioteca no centro da cidade com um acervo de aproximadamente 2 mil livros e, mesmo assim, 78% dos educadores entrevistados no município respondeu a opção ‘nunca ou quase nunca’.

Na amostragem um dado chama atenção. Os professores não gostam de livros, mas em contrapartida curtem sites da internet. Em Jaicós, 66% afirmaram ler “sempre ou quase sempre”. Em São Raimundo Nonato 50% respondeu o mesmo. Na cidade de Lagoa do Barro, onde 100% não leem livros nunca ou quase nunca, 75% disse que lê na internet sempre ou quase sempre. Em Teresina os professores internautas chegam a 65% na amostragem.

Para Ana Maria Almeida, gerente de formação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação básica da Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (Seduc), os índices são extremamente preocupantes. Segundo ela, quem aperfeiçoa o conhecimento do professor é a leitura permanente. “Mesmo que leia na internet, ele não pode deixar de ler o livro”, ressalta Ana Maria.

De acordo com ela, as escolas deveriam incentivar o hábito de ler nos horários pedagógicos, fazendo rodadas de leitura como incentivo. “Na perspectiva da formação do professor a ausência da leitura seria quase uma mutilação, porque a leitura é, sem dúvida, o alicerce para o exercício da sua profissão”, cita a gestora.

Ana Maria Almeida explica que a leitura praticada na internet é geralmente superficial e, portanto, não substitui a necessidade de se ler livros. “Um professor de ciências, por exemplo, formado há 10 anos, sem o hábito da leitura não terá domínio satisfatório do conteúdo”, conclui Ana Maria.


 Com informações do Liberdade News

Divulgado Edital de seleção para o PARFOR


A Secretaria da Educação e Cultura do Estado, informa que a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitora de Ensino de Graduação e da Coordenação Geral do PARFOR, torna público o edital do processo seletivo de Professor Formador, Professor Orientador e Supervisor de Estágio para o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). 

A seleção refere-se à oferta de disciplinas para o 2º semestre de 2013, cujo período letivo intensivo ocorrerá entre 06/01/2014 e 22/02/2014.

Confira aqui o Edital


Seduc/PI

Carvalho & Lima concursos lança novas turmas presenciais em Floriano, primeira aula é GRÁTIS

Já estão abertas as inscrições para as novas turmas preparatórias do Carvalho & Lima concursos. O curso é o único da cidade com turmas presenciais, com foco exclusivo em concursos públicos, cobrando um preço justo e formado por uma equipe de professores renomada em todo o estado do Piauí.



Carvalho & Lima concursos lança novas turmas presenciais em Floriano. Primeiro aula é GRÁTIS.(Imagem:Divulgação)



Com menos de 01 ano de criação o curso já acumula excelentes resultados, como é o caso dos 60% de aprovações no certame do Ministério Público do Maranhão, inclusive com a 1º colocação do aluno Jefferson Torquato.

“Esse é um sinal de que estamos no caminho certo. Quase todo o nosso quadro é formado por especialistas em preparação para concursos públicos. Portanto, sabemos bastante sobre o caminho das pedras”. Afirmou Jairo Lima, advogado e sócio do empreendimento.

As novas turmas serão focadas nos concursos da Polícia Militar do Piauí, CEPISA, IBGE e Módulo básico para concursos. O aluno paga um único valor e tem direito ao curso inteiro. A primeira aula será aberta ao público no dia 14 de Outubro.

Os interessados em se inscrever podem se dirigir ao prédio da Associação Comercial Sul do Piauí, localizada na Av. Eurípedes de Aguiar, 205, centro.

As vagas são limitadas e os participantes terão direito ao material de apoio, simulados e fardamento. Os primeiros 10 inscritos terão descontos especiais.

Tá esperando o quê?

Mais informações pelos telefones: (89) 9926-9344 ou 9442-4066



Fonte Carvalho & Lima concursos


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Funcionários do IFPI de SRN enviam carta aberta direcionada ao reitor da instituição

Veja abaixo a carta enviada ao Portal por funcionários terceirizados do IFPI, Campus de São Raimundo Nonato-PI, direcionada ao reitor da instituição de ensino.

Funcionários do IFPI de SRN enviam carta aberta


Em tempo

O espaço está aberto para declarações do diretoria do IFPI de São Raimundo Nonato.


Com informações do Portal SRN

IBGE lança edital para concurso público com vagas para o PI


O IBGE abriu dois concursos públicos, um para o preenchimento de 300 vagas de nível intermediário, distribuídas em 277 municípios, e outro para o preenchimento de 120 vagas de nível superior apenas para a cidade do Rio de Janeiro. Os editais, publicados no Diário Oficial da União em 23 de setembro de 2013, estão disponíveis nos endereços eletrônicos: w3.ibgeando.ibge.gov.br e http://www.cesgranrio.org.br

As inscrições poderão ser feitas de 01 a 24 de outubro de 2013. A taxa de inscrição para o nível intermediário é R$ 50,00 e, para o nível superior, R$ 110,00.

Os concursos terão as seguintes etapas:

 1-        Para nível intermediário

- Prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório.

2- Para nível superior

- Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todas as áreas de conhecimento;

- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, para a área de conhecimento de Análise de Sistemas/Desenvolvimento de Aplicações.

- Provas práticas, de caráter eliminatório e classificatório, para as áreas de conhecimento de Edição de Vídeo, Geoprocessamento e Programação Visual/ Planejamento e Desenvolvimento para Mídias Eletrônicas.

As provas objetivas estão previstas para 01 de dezembro de 2013.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Acadepol convoca para curso de formação 200 novos policiais aprovados em concurso




A Academia de Polícia Civil do Piauí - ACADEPOL, publicou o Edital nº 004/GAB/2013, de 18 de setembro de 2013, convocando para Curso de Formação, naquela instituição, 153 candidatos a agente e 47  candidatos a escrivão aprovados em concurso público – Edital 1/2012 – DOE nº 64, de 03/04/2012.

Veja AQUI o edital contendo a relação dos convocados.

O edital convoca os candidatos, nele listados, para efetivarem matrícula nos Cursos de Formação para ingresso nos cargos de Agente da Polícia Civil 3ª Classe e Escrivão de Polícia Civil 3ª Classe, a realizar-se na Academia de Polícia Civil, situada na Rua Francisca de Melo Lobo, 505, Saci, em Teresina.

Segundo o edital, a matrícula dar-se-á no período de 23 de setembro a 04 de outubro de 2013, excluindo-se o final de semana (dias 28 e 29 de setembro), das 8h às 11h30 e das 14h30 às 18h, no auditório da Academia de Polícia Civil, situada na Rua Francisca de Melo Lobo, 505, bairro Saci, Teresina/PI.

Os candidatos deverão entregar, no ato da matrícula, os seguintes documentos:
1. Duas cópias autenticadas da Carteira de Identidade;
2. Quatro fotos 3x4, iguais, coloridas, atuais e de frente;
3. Duas cópias autenticadas da Carteira Nacional de Habilitação válida;
4. Identificação de conta-corrente bancária para fins de percepção da Bolsa Formação, consistente
em cópia de extrato bancário;
5. Duas cópias autenticadas do CPF;
6. Duas cópias autenticadas do comprovante de endereço;
7. Duas cópias autenticadas do Título Eleitoral;
8. Requerimento de matrícula no Curso de Formação para Ingresso (a ser preenchido e assinado na ACADEPOL;
9. Fichas de saúde e diagnóstico individual preenchidas, a serem fornecidas no ato da matrícula;
10. Declaração de opção pela percepção da Bolsa Formação, a ser fornecida no ato da matrícula; e
11. Atestado médico de aptidão física para a prática das atividades do Curso de Formação para Ingresso nos cargos de Agente e Escrivão de Polícia Civil, sem qualquer restrição;
12. Cópia do Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de Nível Superior de graduação (Bacharelado ou Licenciatura) em qualquer área de formação, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC ou declaração de que está cursando.

A Aula Inaugural do Curso de Formação será realizada no dia 21 de outubro de 2013, no auditório da Acadepol. O curso terá carga horária de 640 horas-aulas, e obedecerá a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública - Senasp.

Relações Públicas da Polícia Civil

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Inscrições abertas para professor de Física no Campus São Raimundo Nonato





Começaram ontem, 12, as inscrições para a seleção de professor substituto de Física no Campus São Raimundo Nonato.
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente de forma presencial ou por meio de procuração pública ou particular na sala da Coordenação Pedagógica, no período de 12 a 18 de setembro, nos horários de 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h30.

A seleção será realizada em três etapas: homologação das inscrições, prova de desempenho didático e prova de títulos.

Confira o edital e o aditivo.

IFPI

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Governo divulga edital para concurso público com salário de até R$ 6 mil Concursos acessepiaui@acessepiaui.com.br Governo divulga edital para concurso público com salário de até R$ 6 mil


O Governo do Estado do Piauí divulgou na última sexta-feira (06), no Diário Oficial do Estado, o edital do concurso público para provimento dos cargos de gestor público e analista de planejamento e orçamento do Estado. Ao todo serão oferecidas 18 vagas, com vencimento inicial de R$ 6.000 para ambos os cargos. O concurso será realizado pela Fundação Carlos Chagas, instituição reconhecida quando da realização de certames em todo o país.

Para o cargo de gestor público serão ofertadas 10 vagas, sendo uma destinada para portador de deficiência. Os aprovados serão alocados na Secretaria da Administração do Estado. Já para o cargo de analista de planejamento e orçamento, que irá compor os quadro da Secretaria de Planejamento, serão oferecidas 8 vagas, sendo uma destinada para portador de deficiência.

Como pré-requisito para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem possuir nível superior completo, com diploma devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições para o concurso serão realizadas exclusivamente pela Internet, no período das 10h do dia 16 de setembro de 2013 às 14h do dia 27 de setembro de 2013, horário de Brasília, de acordo com o item 4.3 do edital. O valor da taxa de inscrição é de R$ 139,00.

As provas serão realizadas em Teresina no dia 24 de novembro de 2013, nos períodos da manhã e da tarde. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação para Provas, a ser publicado no Diário Oficial do Estado, no site da Fundação Carlos Chagas e por meio de Cartões Informativos que serão encaminhados aos candidatos por email.

O conteúdo programático e outras informações referentes ao certame podem ser consultados no edital.

O Concurso está consoante às regras estabelecidas no Decreto Estadual nº 15.259, de 11 de julho de 2013. Os profissionais contratados terão como atribuições, entre outras, a normatização do Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual do Governo do Estado.




segunda-feira, 9 de setembro de 2013

MOVIMENTO DESPERTA SRN DIVULGA NOTA DE REPÚDIO










MOVIMENTO DESPERTA SRN

NOTA DE REPÚDIO

Á não publicação das fotos da OPERAÇÃO 7 DE SETEMBRO 2013: TODOS CONTRA A CORRUPÇÃO, nos meios de comunicação da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato - Piauí (site e fan page). 

O MOVIMENTO DESPERTA SRN, ACREDITA NA LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DESDE QUE NÃO SEJA MANIFESTAÇÕES DE CUNHO PESSOAL, MAS SIM DE CARÁTER DEMOCRÁTICO.

MOVIMENTO DESPERTA SRN, RESPEITA À IMPRENSA LOCAL, TAMBÉM AGRADECE AOS ESPAÇOS CEDIDOS, QUE NOS É DE DIREITO, POIS UMA IMPRENSA SÉRIA DEVE ZELAR POR SUA IMPARCIALIDADE, SERIEDADE E QUALIDADE NAS SUAS NOTÍCIAS.

REPUDIAMOS SEU ATO DE NÃO PUBLICAR AS FOTOS DO MOVIMENTO OPERAÇÃO 7 DE SETEMBRO: TODOS CONTRA À CORRUPÇÃO NO SITE E NA FAN PAGE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SRN, POR UM MOTIVO TÃO MESQUINHO, UM DESAFETO PESSOAL COM UM DOS MEMBROS.

O GRITO NAS RUAS PEDINDO JUSTIÇA QUE ACONTECEU NO DIA 7 DE SETEMBRO DE 2013 NA CIDADE DE SRN, NÃO PODE SER MAIS SUFOCADO, COMO HÁ ANOS VEM ACONTECENDO. O SEU ARGUMENTO É MUITO PEQUENO EM COMPARAÇÃO AO FATO HISTÓRICO QUE ACONTECEU NAS RUAS DA NOSSA CIDADE.

Á NÃO PUBLICAÇÃO DAS FOTOS DA OPERAÇÃO 7 DE SETEMBRO: TODOS CONTRA À CORRUPÇÃO, NOS DA UM SINAL DE ALERTA, A CENSURA, A DITADURA, O COROLENISMO, A FALTA DA LIBERDADE, A RETALHAÇÃO, A FALTA DE ÉTICA, INFELIZMENTE AINDA ESTÃO PRESENTES EM NOSSA SOCIEDADE !!!

O MOVIMENTO DESPERTA SRN, LAMENTA ESSE FATO E ESPERA QUE SEJA O ÚLTIMO, POIS LUTAMOS POR JUSTIÇA PARA TODOS!!!

AGUARDAMOS UM POSICIONAMENTO DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL SOBRE O ASSUNTO.


domingo, 8 de setembro de 2013

Concurso para juiz do Trabalho na Bahia não tem nenhum aprovado

Apesar de 2.600 inscritos, nenhum dos candidatos conseguiu aprovação em um concurso para juiz do Tribunal do Trabalho da Bahia. Foram abertas nove vagas, com salário-base de R$ 14 mil.

O concurso teve cinco fases, sendo as duas primeiras eliminatórias. A primeira foi realizada em dezembro do ano passado e somente 300 candidatos passaram para a segunda etapa, onde restaram 61. Na terceira fase, entretanto, uma prova de redação, em que pedia-se para escrever uma sentença sobre prazos processuais e incorporação de gratificações, todos foram eliminados. A nota mínima exigida era seis, mas candidato algum conseguiu mais do que cinco.

Taíse Bandeira, da Comissão de Concursos da OAB-BA, afirma que a Ordem teve representantes que acompanharam a formulação e a correção das provas:

— A OAB Bahia entende que a prova estava compatível com o nível dos alunos.

Os candidatos podem recorrer. A presidente da Associação dos Juízes do Trabalho (Amatra-5), Andréa Presa, disse que se esse resultado se confirmar, o Tribunal poderá abrir edital de remoção para que outros magistrados de outras regiões venham para suprir e abrir um outro edital desse concurso.


 Fonte: O Globo

In Foco Universitário ® Headline Animator