Como entidade máxima dos Institutos Federais, os Conselhos Superiores são responsáveis por várias atividades de controle, regulamentação e de direcionamento de políticas institucionais. Entre estas atividades estão a apreciação e aprovação de proposta orçamentária anual, bem como das contas do instituto; aprovação de organização didática e projetos políticos pedagógicos e autorizar a criação e extinção de cursos e currículos.
Estas atividades devem ser tratadas com transparência, dedicação e compromisso com a comunidade acadêmica e com a sociedade, que tanta estima e confiança deposita na nossa instituição.
A transparência e o direito à informação são pontos centrais da nossa candidatura à uma vaga no CONSUP. Acreditamos que a comunidade acadêmica merece ter mais acesso aos assuntos tratados no Conselho Superior e que também tem o direito de se expressar quanto a estes temas.
A transparência pode ser alcançada com a publicação dos atos deliberados pelo conselho através de meios impressos ou eletrônicos e o direito à opinião e expressão pode ser exercido pela comunidade através de consultas e divulgação antecipada das pautas a serem abordadas nas reuniões ordinárias.
Somos totalmente contrários à prática abusiva de gerência por meio de inúmeras aprovações de pautas sob o a rubrica “ad referendum” (este termo significa que o tema tratado já está em prática e não será discutido, ele será meramente formalizado e aprovado pelo CONSUP, que endossará um ato decidido dentro de gabinetes, sem a apreciação da comunidade acadêmica). Esta prática indiscriminada visa enfraquecer o Conselho Superior e tirar da comunidade o direito de expressão e de voto através de seus representantes legais, o que implica em atitude antidemocrática; não conveniente a uma instituição pública de ensino.
MARCONY SANTANA MAXIMO é ex-aluno do IFPI. Técnico em Eletromecânica pelo ETEFPI/UNED FLORIANO (1996 e 2000). Formando em Tecnólogo em Informática pelo CEFET/UNED FLORIANO em 2005. Pós-graduado em Redes e Segurança de Sistemas pelo INTA (2011). Trabalhou como professo substituto no CEFET/UNED FLORIANO entre os anos de 2006 e 2008. Aprovado e convocado para a vaga de Professor Efetivo no ano de 2009 para o Campus Floriano. Engajado na luta sindical, na defesa dos direitos dos docentes da nossa instituição.
HELDER PONTES GOMES é ex-aluno do IFPI. Técnico em Edificações pelo então CEFET (1994 a 1997); cursou Engenharia Civil na UFPI de 1999 a 2003 e em abril de 2004 ingressou no Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil da UnB. Concluiu mestrado em julho de 2005 e defendeu sua tese de doutorado no mesmo programa em abril de 2010. Antes, em 2009 foi aprovado em concurso e assumiu vaga de Professor EBBT no Campus Floriano, onde permaneceu até agosto de 2012, tendo ocupado de maio de 2010 a julho de 2012 o cargo de Coordenador do Eixo de Infraestruturas.
Nenhum comentário :
Postar um comentário