terça-feira, 6 de setembro de 2011

Alunos da Univasf/SRN paralisam atividades reivindicando melhorias


Nesta ultima segunda-feira (05) a UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco) recebeu pró-reitores para uma palestra com os alunos da instituição, a palestra aconteceu no auditório do museu do Homem Americano, a palestra que era ministrada por Valberes Nascimento – Pró-Reitor de Assistência Estudantil – UFPRE, teve momentos de manifestos, isso por que a turma de Ciências da natureza do 3° período decidiu desabafar através de vários tópicos apresentado ao ministrante da palestra e demais participantes.

Os alunos estão indignados com vários problemas apresentado pela instituição durante o curso e decidiram então fazer um protesto, os alunos estão decididos em fazer uma paralisação se os seus problemas não forem solucionados.

Nesta terça-feira no jornal da cultura os estudantes decidiram continuar a paralisação até segunda - feira, e falaram sobre a conversa com o Pró-Reitor Jorge Luiz Cavalcante que prometeu melhorar a situação dos mesmos.


Veja abaixo o documento de manifesto:

MANIFESTO

À Coordenação do colegiado acadêmico de Ciências da Natureza e órgãos responsáveis.

Nós, acadêmicos da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, do Curso Ciências da Natureza, campus Serra da Capivara, São Raimundo Nonato-PI, vimos através deste, demonstrar nossa insatisfação diante dos problemas decorrentes que estão prejudicando nossa graduação. Visto que, esses problemas são ocasionados pela falta de estrutura do Campus, no qual foi projetado para comportar o curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial, sendo que com o advento do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, surgiram novas necessidades que são de fundamental importância para nossa formação acadêmica. Sendo estas as necessidades:

Aulas de laboratório – como consta na grade curricular há a divisão de horas teórica e práticas, sendo que estamos com duas disciplinas atrasadas devido às práticas de laboratório que não foram cumpridas, onde seremos prejudicados se não forem pagas ainda este semestre. Ao total ficará o acumulo de cinco disciplinas, sendo assim é necessária a realização destas aulas o mais rápido possível ainda esse mês. Visto que há uma turma em fase de conclusão de graduação, e não tiveram aulas de práticas laboratoriais, ficamos receosos de terminar o curso sem nenhuma prática, tornando- nos maus profissionais. Encaminhamos esta carta afirmando que não viremos à universidade participar das aulas enquanto não tivermos aulas praticas de laboratório.

Em virtude de tantos problemas, segue abaixo alguns pontos que devem ser revistos para a melhoria do curso e do Campus:

Laboratório de Ciências da Natureza – Para suprir as necessidades do curso e atender as necessidades dos estudantes, para que não tenham que se deslocar para outros campus da universidade tendo que arcar com alguns gastos e realizarem aulas praticas as pressas para devolver os laboratórios aos outros colegiados.

Restaurante Universitário – Devido a Universidade ser localizada a 4 km de distância do Centro da cidade e, por comportar um curso integral de Arqueologia, se vê a necessidade do restaurante ser aberto para atender os dois colegiados;

Numero insuficiente de salas – O campus possui três salas de aula, sendo que possui cinco turmas de arqueologia e três de ciências da natureza;

Sala de informática – O campus possui uma sala de informática com vinte e cinco computadores, Enfatizando que nem todos funcionam para suprir a necessidade dos dois colegiados acadêmicos;

Biblioteca universitária – Devido a quantidade de livros ser insuficiente para suprir as necessidades dos discentes, sugerindo uma maior quantidade de livros em bibliotecas sendo 30 livros por estudante e, por curso;

Residência estudantil – Por a universidade comportar estudantes de várias regiões brasileiras e devido a construção já estar pronta, queremos saber o porque de ainda estar sem mobília. Sugerimos ainda que abram o espaço para os estudantes na residência para melhor acomodação dos mesmos.

Atenciosamente,

Discentes do curso de ciências da Natureza- SRN

São Raimundo Nonato-PI, 06 de setembro de 2011

Fonte:  Portal SRN

8 comentários :

  1. "Nas universidades, nas ruas, quem disse que sumiu? Aqui está presente o Movimento Estudantil!"
    È isso ai galera vamos reivindicar o nosso direito. Ressaltamos se não for solucionado o problema permaneceremos com a mesma decisão...

    PELA DEMOCRATIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES!
    VIVA O NOVO MOVIMENTO ESTUDANTIL!

    ResponderExcluir
  2. É, realmente existe uma enorme diferença quando se compara a estrutura dos campi da UNIVASF (Petrolina – PE, Juazeiro – BA, Senhor do Bonfim – BA e SERRA DA CAPIVARA – PI)
    Os estudantes do “centro” reivindicam tantas coisas que para nos do Campus Serra da Capivara, parece ser um sonho utópico. Já que desde o início do curso lutamos por um laboratório que seria responsável pela demanda de aulas no campus.
    Contudo a construção do laboratório está em “andamento”, mesmo que pelo processo bastante brando, acreditamos em sua finalização. Apesar de bastante jovem, o nosso campus já possui algumas virtudes, mas é preciso muitas melhorias, como afirma a colega Andréia Melo.
    A nossa intenção não é apenas a melhoria do campus, mas também construir uma VALE DO SÂO FRANCISO rica em profissionais qualificados e aptos a exercer suas respectivas funções.
    “Ainda tenho muitas dificuldades com a nossa língua, por isso peço a revisão do nosso corretor ortográfico, que na falta do que fazer fica dando assistência on-line aos erros do nosso blog”. (Estou ansioso para saber minha pontuação).
    Esrom Mota

    ResponderExcluir
  3. CARO ESROM MOTA,

    TENHO MUITO O QUE FAZER, POIS SOU HISTORIADOR E PESQUISADOR CONVIDADO PELA UNIVERSIDADE DE OXFORD. ESTAVA NA SUA CIDADE "DESCOLADO". QUANTO AO SEU TEXTO PERCEBO QUE VOCÊ REDIGE BEM. SUA NOTA É 6,5...


    FRATERNALMENTE,

    ARTHUR LANCELOT

    ResponderExcluir
  4. A fonte está errada Larissa, foi eu que fez está materia. Haroldo

    ResponderExcluir
  5. CARO HAROLDO,

    APRENDA CONJUGAR O VERBO "FAZER".

    ADEUS

    ARTHUR LANCELOT

    ResponderExcluir
  6. caro Arthur

    se você não tem nada a contribuir, para de fazer seus comentários deselegantes.

    vá procurar o que fazer.

    enquanto ao nosso manifesto, sempre com elegância sem baixaria pois é dessa forma que sempre vamos conseguir algo.

    ResponderExcluir
  7. PRESERVAÇÃO AMBIENTAL,

    TEXTO SEM NEXO. O CERTO É "VAI PROCURAR O QUE FAZER" E "QUANTO AO NOSSO MANIFESTO". SENHORA PROCURE UM PROFESSOR DE PORTUGUÊS URGENTE.

    AD ETERNUM

    ARTHUR LANCELOT

    ResponderExcluir
  8. Caro Arthur Lancelot,
    Saiba que para se ter sucesso neste mundo não basta ser estúpido, é preciso também ter boas maneiras. e esse não é o seu forte, estupidez você ate tem de sobra mas boas maneiras não entra no seu vocabulário. procure o que fazer, vc fala que é HISTORIADOR E PESQUISADOR CONVIDADO PELA UNIVERSIDADE DE OXFORD. duvido muito disso. vc não passa de um tremendo estupido que passa o dia na internet sem nada a fazer. deixo um conselho aos meus amigos que ainda rebatem o que esse idiota escreve "Vamos agradecer aos idiotas.se não fosse por eles não faríamos tanto sucesso".( Mark Twain)

    Danilo Sabino

    ResponderExcluir

In Foco Universitário ® Headline Animator