sábado, 22 de fevereiro de 2014

Como passar em dez concursos antes dos 30?



O bom salário e a estabilidade do serviço público têm despertado o desejo de uma multidão de brasileiros. Com isso, gerou-se no país uma espécie de mega-caça ao tesouro em que o caminho pode significar, muitas vezes, abdicar de quase tudo na vida para se dedicar a um único objetivo: a aprovação.

O paranaense Guilherme Vieira, de 26 anos, sabe muito bem o que é a vida de um concurseiro. Desde 2007, ele já foi aprovado em dez processos seletivos, sendo três deles em primeiro lugar, outros três em segundo, dois em quarto, um em nono e outro em décimo. E se você acha pouco, ele diz que dará uma parada de cinco anos para se dedicar ao curso de Direito para o qual foi aprovado mas, logo em seguida, pretende retomar os estudos para tentar um cargo melhor na área.

Guilherme, apesar da pouca idade, já é formado em Contabilidade, cursou duas pós-graduações e é Analista de Controle Externo do TCE/PR (para o qual foi aprovado no último concurso que prestou, em 2011). E ele garante que, tenha precisado se dedicar bastante, anular a vida para se dedicar às provas apenas dificulta os estudos. "A pressão interna e também externa se torna muito grande quando somente se estuda para concursos", destaca.

Em entrevista ao Administradores.com, Guilherme conta como a dedicação à vida de concurseiro tem interferido em sua vida profissional, diz por que optou por seguir esse caminho e, claro, revela alguns dos segredos que o ajudaram a conseguir a aprovação em tantos processos seletivos.

Hoje, passar em um concurso público é o sonho de muitos brasileiros, seja pela estabilidade, pelo alto salário ou mesmo por vocação para o posto ao qual se pleiteia. Em seu caso, qual foi a motivação?

No primeiro momento, minha única motivação era a estabilidade financeira que o cargo poderia me proporcionar. Assim, tentava todos os concursos possíveis, até mesmo fora de Curitiba. A partir das primeiras aprovações, percebi que poderia escolher o cargo que eu gostaria de exercer, fosse pela atividade, pelo salário, pela carga horária, plano de carreira, local de trabalho, status etc. E acredito que a escolha do cargo é o mais importante, sempre procurando considerar todos os aspectos para lhe proporcionar a qualidade de vida almejada. A partir de então, escolhi um cargo considerando todos esses quesitos, e a minha maior motivação era imaginar que aquele era o cargo ideal para mim de acordo com o que eu imaginava para a minha vida profissional.

Com os altos índices de concorrência dos processos seletivos, muita gente deixa tudo de lado para se dedicar aos estudos. Você acha isso necessário?

Com relação à vida profissional, acredito que uma pessoa que tenha um emprego razoável e, ao menos que esse emprego exija muito tempo de dedicação diária sem intervalos para estudar, não deve parar de trabalhar somente para estudar. A pressão interna e também externa se torna muito grande quando somente se estuda para concursos, e com certeza essa pressão vai atrapalhar nos estudos. O ideal é ir se preparando, e quando sair um edital interessante utilizar o período de férias para se dedicar exclusivamente. Mas quem está iniciando os estudos para concursos, está desempregado, independente da idade e da formação, se tiver condições financeiras de ficar um tempo (três a seis meses) sem trabalhar, acho que vale a pena fazer um cursinho específico para concursos e o restante do tempo usar para estudar. Após esses seis meses, assim como no caso daqueles que saem do emprego para estudar, a pressão fica muito grande e o estudo será prejudicado. Com relação à vida pessoal, acredito que o estudante precisa de um planejamento e disciplina, trocando "algumas" horas de lazer por estudo, nunca precisando deixar de tudo somente para estudar. Quando sentir que está preparado e surgir um edital interessante, aí sim vale a pena largar de tudo (por um período de 30 a 60 dias) e se dedicar exclusivamente aos estudos. Eu nunca parei de trabalhar, sair com amigos, namorar, viajar, passar momentos com minha família para me dedicar exclusivamente aos estudos. O que eu fazia, no trabalho, era aproveitar o máximo possível os momentos de intervalo e folgas (almoço, ida e volta ao trabalho, filas) para estudar, e, logicamente, parte das noites e dos finais de semana abdicar dos momentos de lazer para estudar.


Você acha que, com um planejamento errado, o profissional pode acabar se prejudicando ao abdicar de algumas oportunidades de trabalho para se dedicar aos estudos para concursos?

Com certeza. Na minha opinião, a não ser que o trabalho exija muitas horas de dedicação exclusiva, e que não consiga aproveitar os momentos de folga para estudo, não vale a pena parar de trabalhar e ficar somente estudando, mesmo que tenha um planejamento adequado. A pressão de "só" estudar para concursos é muito grande, e com certeza trabalhando o estudante acaba aproveitando melhor as poucas horas que pode estudar. É preferível 2 horas diárias de estudo com dedicação exclusiva do que 4 horas com distração.

Você já abdicou de algum emprego ou oportunidade profissional para ter tempo de estudar para concursos?

Nunca. Eu comecei a estagiar somente no terceiro ano de faculdade, mas desde então nunca parei de trabalhar. Quando consegui minhas primeiras aprovações, em cargos com remunerações baixas, pensei em não assumir e, imaginando estar preparado para provas de nível mais difícil, ficar me dedicando somente aos estudos. Mas como sempre procurei conversar com pessoas mais experientes no assunto, principalmente com meu pai, que também foi concurseiro quando terminou a graduação, fui orientado a assumir para ganhar experiência, observar se realmente queria continuar na área pública, conhecer pessoas e etc. Acredito que fiz o correto.

Você chegou a assumir o posto em todos os concursos para os quais foi aprovado?

Não. Fui nomeado e chamado para vários cargos, mas assumi somente os que achei mais interessantes no momento. Felizmente, não me arrependo de nenhuma dessas escolhas.

Como foi (e é, ainda) sua rotina de estudos para os concursos? Afinal, qual o grande segredo do homem aprovado em dez concursos, quase sempre nas primeiras posições?

Acho que o segredo é a integração de planejamento, disciplina e material adequado. Sem esse conjunto, ao menos comigo, o estudo fica prejudicado. Para planejar meus estudos, primeiramente li vários artigos de dicas para estudos de concursos e livros especializados no assunto. Depois disso, escolhi os concursos para os quais queria me dedicar e comecei observando provas e editais anteriores das diversas bancas organizadoras de tais concursos. Com isso, pude observar quais matérias eram mais cobradas, quais eu tinha mais facilidade e aquelas que eu precisaria de estudo mais aprofundado pois tinha mais dificuldade. Assim, a cada edital lançado fazia um planejamento de quais matérias iria estudar mais e a quais reservaria menos tempo de dedicação. Com relação ao material adequado, hoje em dia, na internet há muito material bom para concursos. Sempre procurei utilizar cursos (on-line, impressos ou em vídeo) e livros específicos para concursos e, para revisar, livros de questões comentadas de provas anteriores. A minha rotina de estudo sempre foi com muita disciplina, estudando todo o tempo que fosse possível e com frequência diária em casa, e procurando aproveitar todo o tempo vago que estava fora.

Você disse que ainda pretende fazer mais um concurso, que é para auditor do tribunal em que já trabalha. Vai parar nesse ou pretende fazer outros, depois?

Agora em 2012 iniciei o curso de graduação em Direito, que acredito que me ajudará muito no exercício da minha profissão, para a preparação para o cargo de Auditor substituto de Conselheiro do TCE/PR (que só pode ser provido por maiores de 35 anos) e ainda abrirá um leque muito grande de oportunidades no serviço público, já que para os graduados em Direito a oferta de cargos públicos é muito maior. Considerando que tanto o estudo para concursos como o curso de Direito exigem muita dedicação, vou ficar cinco anos afastado de concursos. Mas depois disso, se Deus quiser, vou continuar meus estudos com foco no cargo que pretendo e, caso não seja possível, vou pensar em outros cargos da área jurídica.


Administradores.com


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Inscrições para concurso de professor da Uespi vão até terça-feira (18)



As inscrições para a contratação de 156 professores nos quadros da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vão até a próxima terça-feira (17). Os editais de seleção (nº 02, 03, 04 e 05/2014) trazem a quantidade de vagas destinadas aos campi, centros e núcleos universitários de Teresina, (Torquato Neto, Clóvis Moura e CCS), União (CCA), Campo Maior, Barras, Parnaíba, Piripiri, Corrente, Picos, São Raimundo Nonato, Uruçuí, Oeiras e Floriano no período regular 2014.1.

O concurso está sendo realizado em razão do afastamento provisório de professores do quadro efetivo da Uespi que se encontram em processo de qualificação (Mestrado, Doutorado e Pós -doutorado) ou ainda, em Licença Maternidade, Licença Sabática e à disposição de outros órgãos da Administração Pública Direta ou Indireta, professores com carga horária reduzida com restrita observância à Resolução Nº050/2012 Cepex.

Os interessados em participar do processo seletivo devem realizar sua inscrição no período de 14 a 18 de fevereiro. As inscrições devem ser feitas nas coordenações de cada curso, nos respectivos campis de interesse.

Para mais informações confira o Edital completo disponibilizado no site da Uespi.


Fonte: Ascom Uespi

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Concurso Público de Barão de Grajaú - MA

Barão de Grajaú




O Prefeito Municipal de Barão do Grajaú, Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições legais e constitucionais, TORNA PÚBLICA a realização de CONCURSO PÚBLICO, destinado a selecionar candidatos para o provimento de cargos vagos existentes, do quadro per


O Concurso Público será regido por este Edital, seus Anexos e eventuais aditamentos, assim como pelas instruções, comunicações e convocações deles decorrentes, obedecidas as legislações pertinentes e sua execução, realizar-se-á sob a responsabilidade da Empresa FUNDAÇÃO MADRE JULIANA, situada na Rua Miracema, n.º 4659, Bairro Santa Luzia, CEP: 64020-017 em Teresina – Piauí. O presente Edital e seus anexos estão disponíveis no endereço eletrônico www.fundacaomadrejuliana.org.br, e Prefeitura Municipal de Barão do Grajaú – MA, cabendo ao candidato observar rigorosamente o Edital, seus anexos e todos os comunicados a serem informados sobre o referido Concurso. Mais informações no Edital.




Fundação Madre Juliana

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), divulgou a abertura do Concurso Público.

Univasf abre concurso com 47 vagas técnico-administrativas



A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), divulgou a abertura do Concurso Público regido pelo edital nº 12/2014, que visa o provimento de 47 vagas em cargos técnico-administrativos em Educação.

O vencimento devido aos aprovados é de R$ 3.392,42, para os cargos de nível de Classificação "E" e de R$ 2.039,89 para as funções de nível de Classificação "D", sendo que estes valores passam a vigorar a partir de março de 2014.

As oportunidades a serem preenchidas estão descritas abaixo, de acordo com o Campi de atuação:

Campus Petrolina - PE/ Juazeiro - BA: Técnico em Contabilidade (1); Técnico de Laboratório com ênfase em Segurança do Trabalho (1); Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais (4 + 1 PNE); Técnico em Tecnologia da Informação (1); Técnico de Laboratório com ênfase em Química (1); Assistente em Administração (10 + 1 PNE); Revisor de Texto Braille (1); Analista de Tecnologia da Informação (2); Assistente Social (2); Relações Públicas (1); Contador (2); Auditor (1); Economista (1);

Campus Serra da Capivara - PI: Técnico de Laboratório com ênfase em Arqueologia (1); Assistente em Administração (1); Assistente Social (1);

Campus Ciências Agrárias - PE: Técnico de Laboratório com ênfase em Biologia (1); Assistente em Administração (2); Médico-Veterinário (1);

Campus Paulo Afonso - BA: Técnico em Tecnologia da Informação (1); Técnico de Laboratório com ênfase em Biologia (1); Técnico de Laboratório com ênfase em Anatomia e Necropsia (1); Técnico de Laboratório com ênfase em Farmácia (2); Assistente em Administração (3); e Pedagogo (1);

Campus Senhor do Bonfim - BA: Assistente em Administração (1).

O período de inscrição segue de 10 de fevereiro de 2014 a 6 de março de 2014, no site www.advise.net.br, mediante o preenchimento do formulário disponível na página. São aptos a concorrerem nestas vagas, profissionais que possuem formação de nível médio ou superior.

Os profissionais que tiverem seus pedidos homologados serão submetidos às Provas Objetiva e Prática, conforme o método de avaliação adotado para cada cargo.

Este certame é válido por um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

PCI Concursos

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Carvalho & Lima concursos lançou preparatório em São Raimundo Nonato.



O município de São Raimundo Nonato recebeu com louvor na noite da última sexta-feira (07), o mais novo preparatório para concursos públicos da cidade.

Acumulando excelentes resultados em outras cidades do estado do Piauí, o empreendimento educacional Carvalho & Lima concursos traz a São Raimundo Nonato um curso preparatório para concursos públicos.

Já estão abertas as inscrições para turmas preparatórias do Carvalho & Lima concursos. O curso é o único da cidade com turmas presenciais, com foco exclusivo em concursos públicos, formado por uma equipe de professores renomada em todo o estado do Piauí.

A turma será focada no concurso da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. O aluno paga um único valor e tem direito ao curso inteiro. A primeira aula será aberta no dia 14 de Fevereiro.

A Carvalho & Lima concursos estará realizando inscrições para o CONCURSO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, na Escola Marília de Dirceu, centro São Raimundo Nonato-PI. Telefones para contato: (89) 8111-9388 e (89) 9414-0223.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Subseção de São Raimundo Nonato realiza seleção para estágio remunerado

A Subseção Judiciária de São Raimundo Nonato publicou hoje (03) abertura de processo seletivo de estagiários para estudantes de curso superior e de curso profissionalizante (nível médio). As inscrições estarão abertas de 06 a 21 de março, no horário de 9h às 18h, na sede da Justiça Federal de São Raimundo Nonato, situada na Rua Frade Macedo nº 1054, Aldeia. O Edital completo está disponível na seção Avisos do portal da Seção Judiciária do Piauí (http://portal.trf1.jus.br/sjpi/) e a Ficha de Inscrição no endereço da Subseção Judiciária de São Raimundo Nonato.

Poderão inscrever-se estudantes regularmente matriculados em cursos de ensino regular oferecidos por instituições de educação superior e de educação profissional conveniados com a Justiça Federal subseção São Raimundo Nonato, sendo que, à época do início do estágio, estejam cursando a partir do 4º período em universidade e a partir do 2º período em cursos técnicos profissionalizantes.

A seleção será realizada por meio de análise curricular e entrevista. No ato da inscrição, o candidato deve preencher a Ficha de Inscrição, disponível na sede da Subseção Judiciária de São Raimundo Nonato, e realizar entrega de currículo.

A entrevista será realizada na data provável de 26, 27 e 28 de março de 2014, na sede da Subseção Judiciária de São Raimundo Nonato. A confirmação da data e informações sobre o horário e o local serão divulgadas a partir do dia 24 de março de 2014, no site http://portal.trf1.jus.br/sjpi/ e no mural da Subseção Judiciária. O candidato deverá comparecer ao local da entrevista 30 minutos antes do horário estabelecido, munido do original da cédula de identidade e do comprovante de inscrição definitiva.

Os aprovados concorrerão a oito vagas, sendo que, quando admitidos no estágio receberão uma bolsa no valor de R$ 643,00 reais mensais para estagiários de nível superior e uma bolsa de 428,00 para estagiários de nível médio, para uma carga horária de 4 horas diárias.

O estágio terá a duração de um semestre, prorrogável a critério das partes por igual período até um limite de quatro semestres. O processo seletivo tem a validade de 01 (um) ano, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Texto e edição: Viviane Bandeira

Professor da UESPI tem artigo em Conferência sobre psicanálise e consciência nos EUA



O professor de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de São Raimundo Nonato, Carlos Eduardo de Sousa Lyra, Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, teve trabalho aceito em conferência internacional a ser realizada em Tucson, nos Estados Unidos. O evento, intitulado Toward a Science of Consciousness 2014, ocorrerá entre os dias 21 e 26 de abril deste ano. Filósofos, psicólogos, neurocientistas e outros pesquisadores de diversos países discutirão os avanços ocorridos em vinte anos de estudos científicos acerca da consciência.

Segundo o professor Lyra, o trabalho que será apresentado, intitulado “Memória e Afeto: da Psicanálise à Neurociência” – é a continuação de investigações epistemológicas que já tinham resultado em uma série de cinco artigos acerca da relação entre psicanálise e neurociência, publicados em periódicos científicos nacionais entre 2004 e 2007. Além disso, o trabalho inclui resultados provenientes da tese de doutorado do professor, intitulada “O estudo científico da consciência na perspectiva da teoria do campo unificado”, realizada com auxílio da Fapesb e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e defendida na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2012.

“Será uma oportunidade única de poder prestigiar, no mesmo evento, o trabalho de vários pesquisadores de renome internacional – muitos deles citados em minha tese de doutorado – em torno da discussão acerca dos avanços ocorridos nos últimos vinte anos no campo de estudos científicos sobre a consciência”, afirma o professor Lyra, que atualmente é o pesquisador responsável pelo Núcleo de Neurociência, Psicanálise e Educação (NNPE), cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e certificado pela UESPI.


Fonte: Uespi



sábado, 1 de fevereiro de 2014

LÔYDE MINHA CIDADE FICTÍCIA...



Lôyde é uma cidade fictícia em que acontecem fatos inacreditáveis. Corruptamente inacreditáveis. Lôyde é governada por uma súcia cínica, violenta, arrogante, traiçoeira, prepotente. Mesmo que a malta saiba que pode ser encarcerada pelo atos de vandalismo administrativo que vem praticando em Lôyde sorrir e cumprimenta as pessoas como se o envólucro de honestidade pudesse retirar das pessoas o asco de cumprimentá-la.

Mais um caso de podridão administrativa em Lôyde me foi relatado por um morador dessa fictícia cidade.

Uma pessoa foi a uma empresa constituída apenas para lançar mão de notas fiscais que é de "propriedade" de um amigo dele e teve acesso a um bloco de notas que estava sobre uma mesa. Curioso, e uma oportunidade lhe concedeu essa graça, folheou o bloco de notas. A metade do bloco já havia sido usada para a mesma finalidade. Notas fiscais de dois mil, dois mil e quinhentos, três mil... foram retiradas em nome da súcia que governa Lôyde. 

É assim que se faz em Lôyde. A súcia que está no poder vai sair de lá rica. E a população fica com a boca aberta em vista das necessidades da cidade serem proteladas com desculpas esfarrapadas. 

Ainda bem que tudo isto é ficção. Que Lôyde é uma cidade fictícia. Pois se fosse numa cidade real certamente as autoridades que têm o dever institucional e moral de cuidar dos bens públicos já teriam tomado providência diante de tamanha senvergonhice.

Pobre de quem mora nessa cidade, Lôyde , que é a utopia de ladrões descarados e cínicos.  





Jair Feitosa
Adaptado por Larissa Reis

In Foco Universitário ® Headline Animator