Com mais de 100 artigos científicos publicados e prestes a lançar um livro pela Springer, o professor Rômulo Romeu da Nóbrega Alves, do Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi destaque em artigo publicado na recente edição da revista "The Scientist", uma das principais revistas de jornalismo científico do mundo. O artigo considera o professor da UEPB como uma das principais referências no universo científico sobre o tema “medicina alternativa”. Um dos tópicos abordados na matéria ressalta as implicações conservacionistas associadas ao uso de recursos biológicos na medicina tradicional, uma das linhas de pesquisa de atuação do professor Rômulo.
A ampla reportagem de capa, com o título “Alternative Medicines”, destaca o resultado de pesquisa comandada pelo professor Rômulo como um grande avanço. O professor Rômulo ressalta que, hoje, as pesquisas produzidas pelos grupos de pesquisa em Etnobiologia da UEPB, na área de zooterapia - uso de produtos animais para fins medicinais, têm sido fonte de referência nessa área em nível mundial. Segundo ele, a citação de seu nome na revista é, também, um reconhecimento às pesquisas que vêm sendo realizadas pelos pesquisadores paraibanos. Ele observou que o interesse da “The Scientist” também se deu devido os inúmeros artigos científicos que ele já publicou em importantes revistas internacionais sobre o tema. “É motivo de orgulho não só para mim, mas para toda a UEPB”, comentou.
Rômulo ressalta que a zooterapia é uma prática antiga e de grande importância do ponto de vista histórico, social, cultural, econômico e, principalmente, ecológico, o que tem chamado a atenção nos últimos anos. O professor tem uma série de projetos voltados para a conservação da biodiversidade. Um dos trabalhos de sua autoria abordou a questão do uso de animais para tratamento de doenças humanas. Basicamente, seu estudo abordou a medicina tradicional folclórica e fez um levantamento para conhecer mais de perto as aplicações e pressões decorrentes desses usos, visando a utilização sustentável das espécies.
Em sua tese de doutorado, Rômulo Alves cita 81 espécies de peixes, 54 tipos de mamíferos, 42 répteis e 33 aves. Na verdade, são mais de 100 doenças catalogadas no estudo e 210 tipos de animais que podem vir a ajudar os seres humanos no tratamento de algumas enfermidades. As pesquisas já ganharam reconhecimento nacional e internacional. Um dos estudos do pesquisador foi destaque na revista “New Scientist”, que divulga trabalhos relevantes nas áreas científica e tecnológica, com edições na Inglaterra, Estados Unidos e Austrália.
O professor Rômulo é doutor em Zoologia e bolsita de produtividade do CNPq. Tem atuado, principalmente, na área de Zoologia, com ênfase em Etnozoologia, focando os temas como uso e conservação de espécies animais, comércio de animais silvestres, etnoecologia, atividades cinegéticas e zooterapia.
A revista “The Scientist” é dirigida a profissionais de biociências de todo mundo há mais de 25 anos. A revista oferece cobertura impressa e online sobre os mais recentes desenvolvimentos em biociências, incluindo tendências em pesquisas, novas tecnologias, notícias em geral, negócios e carreiras nas áreas. Circula entre os líderes acadêmicos e da indústria interessados em manter uma ampla visão de biociências pela leitura de artigos atuais e concisos.
Fonte: UEPB
Nenhum comentário :
Postar um comentário