Considerada até alguns anos atrás como o patinho feio danatureza brasileira, a caatinga – ambiente natural exclusivamente brasileiro eque tem no Piauí sua maior área selvagem preservada - ganhará o merecido destaque na próxima sexta-feira, dia 16de março, no Globo Repórter, o maior programa jornalístico da televisãobrasileira com média superior a um milhão de telespectadores em todas asregiões do país. O apresentador Sérgio Chapelin veio ao Piauí gravar a abertura do programa e a entrada dos blocos.
O programa faz parte da série “Nos Céus do Brasil”, ondeserão apresentados os principais ambientes naturais do nosso território. Pela primeira vez o Parque Nacional Serra da Capivara será visto através de um sobrevôo de balão que mostrará a beleza e a importância de se preservar essas áreas naturais. Imagens gravadas de um helicóptero que acompanhou o balão pelas paisagens do parque mostram a emoção do repórter Francisco José e de um vaqueiro piauiense voando entre os cânions da Capivara.
Para a produção do documentário no interior do Piauí, em dezembro passado, a emissora carioca trouxe para a região de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), pesquisadores, profissionais e equipamentos deBelo Horizonte, Recife, São Paulo, Salvador, Teresina, Petrolina e do Rio deJaneiro. Entre os equipamentos destaque para uma grua gigante, espécie de guindaste adaptado para receber uma câmera, que fez imagens dos desfiladeiros edos pesquisadores fazendo rapel para realizar estudos em áreas isoladas do parque.
Apesar de tamanha produção o grande destaque do programa émesmo a qualidade, quantidade e diversidade de pesquisadores falando sobre ariqueza, a importância de conservação e entendimento da caatinga. Temespecialistas falando sobre suas pesquisas com mamíferos, répteis, pássaros,aranhas, plantas, geologia, arqueologia entre várias outras áreas. Umaentrevista gravada ao amanhecer com a arqueóloga Niéde Guidon num dosdesfiladeiros do parque ganha destaque ao refletir a importância da Serra daCapivara, e consequentemente do Piauí, no contexto mundial.
Para gravar o documentário nos municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e Caracol a emissora contou com o apoio dos escritórios do ICMBio na região, que cedeu os guarda-parques João Leite e Júlio Filho, além de contratar profissionais da própria região, como motoristas,mateiros e guias locais gerando renda e incrementando a economia de pequenoslugarejos. A produção local e todo o making of (bastidores) das gravações foi feita pela agência Raízes do Piauí quefica localizada em São Raimundo Nonato e atende empresas como NationalGeographic Channel, Discovery e TV Globo.
André Pessoa - ESPECIAL
Fonte: Portal SRN
Nenhum comentário :
Postar um comentário