sexta-feira, 27 de abril de 2012

UESPI convoca os aprovados no Concurso Público para o quadro permanente de professor

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), através do Departamento de Gestão de Pessoal (DGP), CONVOCA os aprovados do concurso para o cargo de Professor do quadro permanente do Magistério Superior da Instituição para preenchimento dos cadastros e entrega de documentos tendo em vista o ato de nomeação dos mesmos.


OFÍCIO CIRCULAR – OFICIO DGP]


Fonte: Uespi

segunda-feira, 23 de abril de 2012

UESPI é a única Universidade do Brasil a receber três selos de Qualidade OAB

O Reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Carlos Alberto, recebeu três Selos que asseguram a qualidade do curso de Direito nos Campus Picos, Parnaíba, Torquato Neto e Clóvis Moura.O Selo é entregue apenas aos melhores cursos do país e a UESPI foi à única instituição do Brasil a receber três selos ao mesmo tempo.

A entrega dos selos foi feita pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, no Conselho Federal da OAB, em Brasília no último dia 19 de Abril.





“A Universidade e os alunos estão de parabéns. Para a UESPI, os Selos têm um significado de suma importância, principalmente porque apenas oitenta e nove universidades do país receberam, destas somente a UESPI recebeu três Selos”, declarou o Reitor.







Para o Dr. Eduardo Diniz, Conselheiro Seccional da OAB e membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica, “essa premiação através do Selo é uma forma de incentivo e representa para a universidade um compromisso em manter o padrão no sentido de buscar melhorar cada vez mais, visando a qualidade do ensino para os alunos”. Ele ainda acrescenta que os critérios para a seleção das universidades que participam da seleção são objetivos, o que envolve o Exame da Ordem de três anos e a pontuação do ENADE , o que resulta de muito empenho dos alunos.

O Reitor aproveitou a viajem à Brasilia para se reunir  com o Conselho de Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM, na Câmara dos Deputados, onde na oportunidade fez uma apresentação durante uma discussão acerca do Plano Nacional de Educação focada no ensino superior.

O prof. Carlos Alberto também participou, dia dezoito de abril, de uma reunião com reitores das Universidades Estaduais e Municipais do Brasil, no Senado Federal, onde  apresentou um projeto para implementação de recursos financeiros por parte do Governo Federal para as Universidades Públicas.

Veja a Matéria de entrega do selo através do endereço eletrônico:

Curso de Direito da UESPI é destaque de aprovações em concursos

Os alunos do curso de Direito da Universidade Estadual do Piauí tem muito o que comemorar. Somente no campus da cidade de Corrente (PI), a quase 900km da capital Teresina, foram cinco aprovados no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB, e dois aprovados para Juizado Especial Cível e Criminal de Corrente:  André Rocha de Souza, turma/2009, para Juiz Leigo e Avelino de Negreiros Sobrinho Neto, turma/2011, para Juiz Conciliador.


Larysse Mycelles, Assessora Jurídica Especial do gabinete da reitoria da UESPI, também foi aprovada, recentemente, no concurso para Juíza Leiga no Juizado Especial da Comarca de José de Freitas e para ela a contribuição da UESPI foi a oportunidade da aplicação de seus conhecimentos do curso de Direito, atuando na Procuradoria Jurídica da UESPI e também na assessoria especial do gabinete da reitoria.

“Os sucessos obtidos nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e em concursos públicos têm feito o nosso diferencial. Atribuímos os méritos aos colegas professores, a responsabilidade e dedicação dos nossos destemidos e heroícos alunos, que apesar dos problemas enfrentados, honram e dignificam com esmero o nome de toda a Universidade Estadual do Piauí”, afirmou a Coordenadora do Curso de Bacharelado em Direito em Corrente, Profª. Nehandeara Nazira Nogueira Guerra.

Também no campus Clóvis Moura, situado no Bairro Dirceu em Teresina, o curso se destaca pelo grande número de aprovações no Exame da Ordem. Professores e alunos demonstraram dedicação e com isso,  conquistaram o primeiro lugar no Piauí, como afirma o Professor Daves Ferreira, coordenador do Curso de Direito. “Foi uma conquista coletiva dos professores, alunos, administração e reitoria. Isso mostra o reconhecimento de muito trabalho e esse prêmio incentiva-nos a lutar mais pela qualidade do ensino.” Segundo Ramon Izidoro, estudante do curso de Direito do campus Clóvis Moura, “nesse contexto de dificuldades, o primeiro lugar na OAB no último exame de 2011 trouxe um reconhecimento esperado e principalmente almejado”, declara.

Para o aluno Bruno Cortez, estudante do sétimo período de Direito do campus Torquato Neto e que está ao lado do Presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcante (FOTO), esse Selo concedido pela OAB nacional “é o reconhecimento por todo o esforço dos alunos ao longo da árdua jornada universitária. Estar entre os melhores do país aumenta a nossa autoestima e incentiva o incremento de melhorias”, declarou o acadêmico.

Atualmente, foi inaugurado no Campus Torquato Neto  um novo e moderno Núcleo de Prática Jurídica que vai contribuir no sentido de aliar a teoria da sala de aula à prática jurídica. “Os alunos superaram todas as dificuldades, pois muitos deles já estão no estágio, mesmo assim alcançaram o êxito de serem aprovados, o que engrandece o nome da Instituição e isso fará com que o nome da UESPI seja conhecido por todo país”, exaltou a coordenadora do curso Direito do campus Torquato Neto, Professora Maria de Luz.

Os alunos do curso elaboraram um slogan para uma camisa que, segundo Rômulo Tataia (FOTO), aluno  do terceiro período do Campus Torquato Neto, se deve a conquista dos estudantes que conseguiram colocar o curso de Direito da UESPI entre os melhores do país. “ A UESPI obteve essa vitória espetacular nos três Campus: Teresina, Picos e Parnaíba, sendo que o Clóvis Moura, no último exame da Ordem, ficou em primeiro lugar no Piauí. Ou seja, a UESPI mesmo com todas as dificuldades mostra sua força para a sociedade, mostra que merece receber mais atenção das autoridades do Estado”, declarou Rômulo Tataia.




Fonte: Site UESPI
     

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Univasf reuniu governo, prefeituras e entidades do Piauí em evento para articulação de parcerias


Governador Wilson Martins prestigiou o encontro com mais de 300 participantes.

Evento promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) possibilitou às comunidades acadêmica e externa, o encontro com gestores públicos e lideranças políticas envolvidas no debate ‘Parceria Interinstitucional e o Papel da Universidade no Desenvolvimento Regional’, realizado na última segunda-feira (16), na cidade de São Raimundo Nonato (PI).

A ação organizada pela Reitoria da Univasf contou com a presença do governador Wilson Martins que destacou a importância dos cursos de Arqueologia e Ciências da Natureza, oferecidos pela Univasf em São Raimundo Nonato. O governador afirmou apoio do governo do Piauí para expansão da oferta de cursos de nível superior no estado com base nas vocações econômicas regionais, e destacou a necessidade do apoio dos parlamentares para captação de recursos e viabilizar as respectivas ações.

As discussões envolveram ainda o prefeito de São Raimundo Nonato, José Herculano de Negreiros, e de outros 18 municípios piauienses, deputados federais e estaduais, secretários de estado, autoridades acadêmicas e científicas.

A iniciativa, além de articular a formação de parcerias interinstitucionais, visa intensificar o diálogo da alta administração da Univasf com o campus de São Raimundo Nonato e com a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham). A programação contou com uma agenda de reuniões da Reitoria, Pró-reitorias, Secretarias e outros órgãos da universidade, envolvendo estudantes, servidores e técnicos.

No encontro dos estudantes com o reitor Julianeli Tolentino de Lima foram debatidas as demandas dos cursos de Ciências da Natureza e de Arqueologia e Preservação Patrimonial, a exemplo da edificação de salas de aula, construção de laboratórios, melhorias na infraestrutura física e acadêmica e acesso ao Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

No campo interistitucional, as articulações envolveram reuniões com o Conselho Municipal dos Direitos da Juventude, Ponto de Cultura Culturart, Raes Compahia de Dança, Conselho de Juventude, Cáritas Diocesano, União de Mulheres do Território (UMT) e Grupo Afro Vermelho. Na reunião os representantes dos movimentos sociais foram convidados pelo reitor Julianeli e pela pró-reitora Lúcia Marisy a apresentarem as respectivas demandas. As informações deverão subsidiar estudos para elaboração de projetos institucionais que possam contemplar as as ações sugeridas.

Outras instituições representadas no evento foram o IF Piauí e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Na mesa de discussões os gestores falaram sobre alternativas para capacitação dos estudantes das três instituições em língua estrangeira e cursos de qualificação dos professores do ensino básico da região.

As atividades do dia encerraram com o Senac, Sebrae e cerâmica Serra da Capivara com orientações para construção de agenda de trabalho e maior integração, mediante parcerias estratégicas com os segmentos envolvidos.

Fonte: Site Univasf






segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fapepi lança edital de apoio a realização de pesquisa; Leia!

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI, lança nesta segunda-feira (16) dois editais para auxílio a pesquisadores em auxílios e em reuniões científicas. O primeiro é voltado para pesquisadores que visam participar de eventos científicos nacionais ou internacionais.
O segundo visa conceder financiamento parcial para organização de evento científico e/ou tecnológico a ser realizado exclusivamente no Estado do Piauí. Os recursos totais são da ordem de R$ 100 mil e os pesquisadores poderão apresentar suas propostas a partir de terça-feira (17).
O objetivo do auxílio é apoiar a participação de pesquisadores doutores, que tenham vínculo com instituições de ensino e/ou pesquisa no Estado do Piauí, em eventos científicos, nacionais ou internacionais, para apresentação de trabalho científico. Cada proponente pode receber até R$ 1 mil. Os recursos só poderão ser utilizados com confecção de banner, pagamento de taxa de inscrição e passagens aéreas, hospedagem, alimentação, deslocamento terrestre (taxi e/ou ônibus), no período do evento. Os requisitos para esse auxílio são, entre outros, ser pesquisador com vínculo efetivo em instituição pública ou privada, sem fins lucrativos, de ensino e/ou pesquisa no Estado do Piauí, ser cadastrado no site da FAPEPI (SIGFAPEPI) e na plataforma Lattes do CNPq, ter trabalho aprovado ou submetido a evento científico. A solicitação deverá ser feita com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da realização do evento científico. A solicitação será recebida pela FAPEPI, em fluxo contínuo, durante o exercício vigente no período de 17/04/2012 a 05/10/2012.
O edital voltado para concessão de recurso para organização de reunião científica tem por objetivo apoiar parcialmente a organização de evento científico e/ou tecnológico a serem realizadas exclusivamente no Estado do Piauí, como congressos, workshops e outros eventos similares que contribuam para o intercâmbio do conhecimento científico e/ou tecnológico, produzida por pesquisadores de instituições do Estado do Piauí. Serão concedidos recursos de até R$ 5 mil para eventos de caráter nacional ou internacional e de até R$ 3 mil para eventos de caráter estadual ou regional. Estes poderão arcar com despesas de: passagens aéreas e/ou hospedagem de convidados do evento; materiais publicitários do evento, como folders, banners e camisetas; alimentos a serem servidos no coffee break.
Os editais estarão disponíveis na home Page da FAPEPI - www.fapepi.pi.gov.br.

sábado, 14 de abril de 2012

Univasf abre ciclo de debate para discutir parcerias interinstitucionais

A cidade de São Raimundo Nonato, no Piauí, foi o local escolhido para encabeçar as discussões do ciclo de debate ‘Parceria Interinstitucional e o Papel da Universidade no Desenvolvimento Regional’. A ação promovida pela Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) objetiva aproximar a universidade da sociedade civil e articular parcerias que visam à formação de redes de cooperação entre diversos segmentos com foco de atuação no Nordeste do país. O evento acontece na próxima segunda-feira, 16 de abril, no campus Serra da Capivara e na Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham). As atividades serão abertas, a partir das 8h, no encontro com professores, estudantes e técnicos da instituição, e em seguida, às 9h, com a Diretoria da Fumdham.

Os debates ocorrerão durante todo o dia com lideranças políticas, acadêmicas e empresarias e contará com as presenças do governador Wilson Nunes Martins e prefeitos de 19 municípios piauienses. Outras importantes participações envolvem a Secretaria de Educação, Sistema S, setor empresarial e movimentos sociais, representadas pelas entidades Centro Popular Educacional do Sertão Piauiense; Grupo Afro Vermelho; Grupo Cultural, Movimento de Mulheres do Território Serra da Capivara e MST – Piauí.

Também participam das discussões, o reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Carlos Alberto Pereira da Silva, os deputados federais Assis Carvalho, Paes Landim, Jesus Rodrigues; deputada estadual Margarete Coelho e o bispo dom João Santos Carvalho. As reuniões seguem até as 18h. Às 20h haverá momento de confraternização com servidores da Univasf, encerrando a programação em São Raimundo Nonato.

“Este evento tem um conceito agregador. Pensar e atuar coletivamente com os diversos segmentos na construção de políticas públicas para o Nordeste. A nossa expectativa é que este evento seja propulsor de iniciativas concretas, a partir da troca de experiências e articulação de parcerias, voltadas ao desenvolvimento local e regional”, avalia o reitor da Univasf, professor Julianeli Tolentino de Lima.


Fonte: Site Univasf

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Câmara de Floriano lança edital de concurso com 16 vagas; veja o edital!

Os vencimentos variam de R$ 760,00 a R$ 1.090,00.


Conforme havíamos noticiado, a Câmara de Vereadores de Floriano lançou edital de concurso público com 16 vagas imediatas. As funções disponíveis são para quem possui nível Médio ou Fundamental.

Clique aqui e confira o edital http://www.consep-pi.com.br/images/arquivos/piaui/floriano/camarafloriano2012.pdf

A validade do concurso será de 02 anos, a contar da data de homologação dos resultados, e os cargos vagos são os seguintes:

Nível Fundamental:

Auxiliar de Serviços Gerais (03), Agente de Portaria (01), Vigia (02), Agente de Almoxarifado (01).

Nível Médio:

Assistente Administrativo (03), Agente de Protocolo (cadastro de reserva), Digitador (02), Agente de Cerimonial (02), Motorista A/B  (01), Telefonista (01).

Os vencimentos variam de R$ 760,00 a R$ 1.090,00.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet através do endereço eletrônico: www.consep-pi.com.br no período que compreende 16 de abril a 11 de maio de 2012. O valor da taxa  de inscrição será de R$ 50,00 para Nível Médio e R$ 40,00 para Nível Fundamental, com exceção do cargo de Assistente Administrativo que é de R$ 50,00.

Provas

Para todas funções haverá prova objetiva com questões de múltipla escolha de caráter classificatório e eliminatório. A data prevista para a aplicação das provas será  o dia 03 de junho de 2012  a partir das 09 horas.

Fonte: Noticias Floriano

"Sem professor não dá! Nomeação, já!" e "Chega de enrolar: nomeação, já!"


Professores concursados da UESPI, estudantes, e representantes da ADCESP receberam o governador do Piauí, Wilson Martins, com protesto, no aeroporto de Teresina. "Sem professor não dá! Nomeação, já!" e "Chega de enrolar: nomeação, já!" foram algumas das palavras de ordem dos manifestantes. O governador jogou a culpa da demora das nomeações no reitor. O mesmo reitor que disse que fez tudo o que devia e faltava apenas a assinatura do governador. O governador disse aos manifestantes que fará as nomeações. Mas não quis responder sobre QUANDO isso acontecerá. Ou seja, precisamos aumentar a mobilização e continuar a denúncia dos problemas causados pela demora na nomeação: milhares de alunos sem aulas, desestruturação familiar dos concursados de Dedicação Exclusiva que tiveram que pedir demissão de empregos, e sobrecarga de trabalho para os poucos professores efetivos e em atividade na UESPI. Segunda-feira tem mais: audiência pública no Ministério Público Estadual, às 9h! Todos à luta!

In Foco Universitário ® Headline Animator